terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Coluna Política | Municípios esperam mais entregas do CONIAPE


O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) já tem definida a nova diretoria para o biênio 2023-2025. O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (União Brasil), foi eleito, ontem, na sede em Caruaru, por unanimidade, para gerir os destinos da entidade de forma consorciada em áreas como educação, saúde, iluminação pública, infraestrutura e meio ambiente. Na vice-presidência está o prefeito do Bom Jardim, João de Janjão (PL).

 

Almeida substitui o prefeito de Vertentes, Romero Leal (PSDB). Passada a eleição, os municípios aguardam ações concretas nos municípios. O consórcio público, que inclusive é regulamentado por lei federal, contempla os federados com inúmeros benefícios, entre eles, o econômico. Além disso, muitas vezes garante ao menor atender demandas que sozinho não seria possível. Que a nova diretoria consiga tirar ações do papel. Só reuniões não resolve a vida do povo.

 

Limoeiro – Nos bastidores para 24, o nome de Mário Salsa circula como possível candidato a vereador. Ele tem estreita ligação com o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE) e, sem alarde, pode surpreender. Perguntado sobre essa possibilidade, Salsa foi categórico: “Tudo é possível. Sempre votei em Ricardo Teobaldo. Mas, neste momento, estou dedicado ao meu trabalho de assessor e motorista do prefeito Orlando Jorge”. Como não negou, o projeto está em construção.

 

Nas ruas 1 – A governadora Raquel Lyra (PSDB) foi pessoalmente visitar um local atingido por deslizamento de barreira, ontem, durante as fortes chuvas em Olinda. A tucana também prestou solidariedade à família de um jovem que morreu na tragédia. Ladeada pela vice, Priscila Krause (Cidadania), ela afirmou que o estado não se omitirá e relembrou um recente encontro que teve com os prefeitos metropolitanos para montar estratégias de prevenção. Iniciativa digna de uma governadora. Mas...

 

Nas ruas 2 - ...Raquel precisa ir mais além das visitas, das reuniões e das redes sociais. Entende-se que o funcionamento do setor público é mais burocrático, o que acaba retardando ações, contudo, tragédias não esperam, assim como não avisam. Existem sinais que podem ajudar no trabalho preventivo que está ainda no planejamento. Portanto, qual a ajuda que essas famílias terão de imediato? Essa informação faltou ser colocada no material encaminhado à imprensa.

 

Rápidas

Articulando – Ex-deputado federal, Sebastião Oliveira (Avante) segue, sem alarde, buscando espaço no governo Lula (PT). Existem tratativas nos corredores de Brasília que animam o grupo que o acompanha e que ajudou a eleger o petista.


Disputa – Prefeitos ouvidos pelo colunista acreditam que a eleição para presidência da Amupe será de bate-chapa. Os nomes do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) estão sendo bem cotados pelos gestores.


O povo quer saber – Qual será a primeira grande ação da nova diretoria do CONIAPE?