terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Raquel exonera comissionados, suspende licenças e revoga cessões


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), num dos primeiros atos administrativos, exonerou todos os servidores comissionados da administração estadual. Os que estavam em função gratificada de direção, assessoramento, apoio e supervisão também foram demitidos dos cargos. A publicação disponível na edição desta terça (3) do Diário Oficial do Estado (DOE) diz que a medida é imediata, porém, para alguns cargos, a gestora estadual estabeleceu exceções.


Ficam de fora do decreto, momentaneamente, e seguem nas funções, os diretores gerais e gestores dos hospitais, além do presidente do Hemope; os gerentes regionais de educação e saúde, os quais serão escolhidos mediante nova seleção prevista para ocorrer nos próximos 30 dias; chefes de colônias penais, penitenciárias, centros de ressocialização e presídios; coordenadores de CASEM, gestores de segurança, gerentes de CASE, coordenadores de CENIP – FUNASE.


Os trabalhos remotos e todas as cessões de servidores efetivos foram revogadas pelo decreto. Esses servidores têm cinco dias – a contar da publicação da medida – para se apresentar ao órgão de origem. Também estão suspensas as licenças-prêmio e licenças para assuntos pessoais, inclusive as que estiverem em curso. Por fim, a governadora também suspendeu, por 180 dias, a concessão de licença-prêmio, assim como as concedidas que começariam neste mês.