terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Coluna Política | Ana Célia: “um olho no padre, outro na missa"


A prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), anunciou na reta final do ano passado que utilizará R$ 3 milhões de recursos oriundos dos precatórios para reformar seis escolas municipais. Ladeada pela secretária municipal de Educação, Aucimere Cabral, ela fugiu da formalidade e fez o anúncio durante encontro com vereadores aliados na casa dela. Um misto de institucional e confraternização. Um agregado de gestão e política.

 

A gestora da Terra da Vaquejada aproveitou o momento para mostrar unidade do grupo político. Com a queda do PSB no Governo do Estado, por tabela a força política diminui, tendo em vista a forte ligação dela com o ninho socialista, principalmente no quesito indicação de cargos e abertura nas secretarias. Ana sabe que fazer o sucessor não será tarefa fácil. 2022 deu o recado.


Escolhido – Marcos Carvalho foi nomeado procurador-geral de Justiça do Estado pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele foi o primeiro da lista tríplice do MPPE, com 227 votos, encaminhada ontem à chefe do executivo. Ela tinha duas semanas para a escolha, mas não demorou. O nome de Carvalho já saiu no Diário Oficial. Ele tem 54 anos de idade (23 deles no MPPE) e já atuou como promotor em Caruaru.

 

Sondado – Duas fontes ouvidas pelo Blog do Agreste relataram que o nome do ex-deputado estadual Henrique Queiroz (PP) vem sendo sondado para disputar a prefeitura de Buenos Aires (Mata Norte). O progressista seria o nome da situação para tentar a sucessão do “afilhado político”, Fabinho Queiroz (PSD). No próprio grupo, há outros nomes iniciando as articulações de olho na indicação, algo natural do processo.


Limoeiro – Com a cassação do mandato do vereador Jaciel do Parque (PDT) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em virtude da fraude à cota de gênero praticada pelo partido, tem suplente com passagem pela Casa que fez cálculos e mais cálculos e começou a preparar o paletó para assumir a vaga, possivelmente, na segunda quinzena de janeiro, quando o eleitoral retornar do recesso, recalcular os votos e notificar a Câmara.


Rápidas

Alerta – Lucinha Mota, nova secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, disse que a maior experiência dela é a vida. Apenas isso não basta. Que monte uma equipe técnica para não ficar perdida na pasta.

 

Brasília – Hoje (15h), o ministro André de Paula (PSD) será apresentado aos servidores do Ministério da Pesca e Aquicultura. Que possa fazer diferente e produzir. Potencialidade e riqueza natural não faltam.


O povo quer saber – Quem Ana Célia vai apresentar para tentar a sucessão na prefeitura de Surubim em 2024?