terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Coluna Política | Encontros que precisam mostrar resultados


A governadora Raquel Lyra (PSDB) inicia, hoje, uma série de encontros com os prefeitos pernambucanos por região. O primeiro será com os gestores dos 14 municípios que integram a Região Metropolitana do Recife (RMR). O foco será debater pautas metropolitanas prioritárias e demandas específicas de cada município, mas com o olhar para o desenvolvimento coletivo. Fontes ligadas à gestão garantem que o governo manterá o compromisso do diálogo e da articulação conjunta.


Esse giro que a tucana fará por todas as regiões do estado é fundamental e necessário para que ela consiga colocar em prática a marca de uma gestão democrática e descentralizada, pontos que foram promessa de campanha. Pelo lado dos prefeitos, oportunidade de apresentar prioridades, reivindicar retomada de obras paralisadas e estreitar os laços entre municípios e estado, independentemente da posição política, pois o foco é melhorar a vida do povo pernambucano.


Quanto à governadora, que esses movimentos não sejam apenas euforia e empolgação de começo de mandato para ilustrar as redes sociais com fotos e vídeos, o que milhares estão acostumados a acompanhar. Que seja realmente o diferencial que ela tanto pregou, fazendo os projetos saírem do papel o mais rápido possível, pois, maior do que a oposição que terá na Assembleia Legislativa de Pernambuco será a oposição popular. As resoluções de inúmeros problemas são para ontem. Cuida, Raquel.

 

Apoio – Colegas de PSDB, os deputados estaduais diplomados, Izaías Régis e Débora Almeida, estão empenhados na articulação da candidatura do deputado estadual Álvaro Porto à presidência da Assembleia Legislativa. Recentemente, ambos reconheceram e validaram publicamente a postulação. O gesto consolidou o nome do tucano na disputa, pois é fundamental partir para qualquer projeto com o “apoio de casa”. Além disso, os três representam a bancada do partido que comanda o estado.

 

Limoeiro – O corretor e perito avaliador de imóveis, Ivan Ruy Rêgo, confirmou que vai disputar uma cadeira de vereador mais uma vez em 2024. Eleitor da governadora Raquel Lyra (PSDB), ele acreditou na vitória da tucana desde o primeiro momento da campanha, inclusive, abrindo as redes sociais dele para apoiá-la. Para deputado estadual, esteve na vitória do presidente da Amupe, José Patriota (PSB). Esses resultados foram animadores para impulsionar o projeto.

 

Fechados – Os deputados federais pernambucanos eleitos e reeleitos para próxima legislatura estiveram, ontem, reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para fechar apoio à candidatura à reeleição dele. Lira foi eleitor e cabo eleitoral do ex-presidente Bolsonaro (PL), mas para permanecer no comando da Casa tem feito o papel dele: sentar, ouvir, prometer e pedir apoio a todos os lados. O PSB/PE, partido ferrenho ao "bolsonarismo", já fechou apoio.

 

Rápidas

Itaenga – O secretário de Governo, Deyvid Andrade, esteve com o presidente da Câmara de Vereadores, Napoleão (PSB), para iniciar as discussões sobre os projetos do Refis e do novo salário mínimo, os quais serão apreciados e votados pelo legislativo. Pautas tranquilas!

 

Estreia – O blogueiro e administrador de empresas, Luís Fernando Germano, estreia, hoje, 20h, o "Conversa Afiada". Serão pautas variadas, com convidados semanais, mas priorizando assuntos que refletem no dia a dia da sociedade. Os internautas poderão interagir. Boa pedida!

 

O povo quer saber – Os encontros regionais com prefeitos serão rotineiros na gestão Raquel Lyra?