sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Coluna Política | A cultura do errado não deve ser cultivada

Foto | Caruaru no Face

A prisão do ex-prefeito de Caruaru, Neguinho Teixeira, é mais uma mancha na classe política. Não podemos generalizar, mas é inegável que respinga no meio. Ele foi condenado a 14 anos de prisão por diversos crimes praticados enquanto gestor municipal, entre eles, peculato. Neguinho assumiu a cadeira de gestor caruaruense em 2008, quando o prefeito e o vice daquele mandato, Tony Gel e Roberto Liberato, respectivamente, renunciaram aos cargos para outros projetos.


Hoje, Teixeira passará por audiência de custódia. Também é aguardado pela imprensa e pela sociedade um posicionamento da Polícia Civil com detalhes do cumprimento do mandato. A prisão do político, mesmo que tardia, simboliza um alento para sociedade que tanto clama e precisa de dias melhores. E esses dias podem acontecer com os recursos públicos corretamente aplicados. Não se pode normalizar essa cultura de que “não vai dar em nada”. Que sirva de exemplo.

 

Folia – Ex-vereador por Lagoa de Itaenga, Pedro Epifânio lançou a programação do irreverente Bloco Toma no Caneco. Com vários artistas locais e convidados, o desfile acontece no segundo sábado de fevereiro pelas principais ruas da cidade. A festa retorna depois da pandemia com dois trios elétricos. Sem mandato, Epifânio sabe que manter o bloco ativo pelo oitavo ano colabora na sobrevivência política. O meio é feito comércio: quem não é visto, não é lembrado.


Limoeiro – Conforme adiantamos, ontem, em primeira mão, o vereador Inácio Filho (Avante) voltou a integrar a bancada de apoio ao prefeito Orlando Jorge (PODE). O rompimento havia ocorrido durante a campanha das últimas eleições por divergência de apoio. A filha do parlamentar, que havia pedido exoneração da prefeitura quando ocorreu o distanciamento político, voltou ao quadro de comissionados. Informação dada pelo próprio pai e disponível no DO.

 

Na ativa – Deputada federal diplomada, Iza Arruda (MDB) assume nos próximos dias, oficialmente, uma cadeira da bancada pernambucana. Logo após a vitória, ela tem cumprindo intensa agenda em Brasília, inclusive pautando os ministérios. Isso mostra interesse. A fisioterapeuta é considerada uma das “caras” da renovação política do estado, por isso existe grande expectativa depositada na atuação dela. Que possa fazer jus aos milhares de votos recebidos. É não decepcionar, Iza.

 

Rápidas

Articulando – O comerciante Ray Silva (Avante) revelou ao colunista que está analisando convites para disputar pela primeira vez uma cadeira de vereador em Limoeiro. Ele adiantou que estaria 50% encaminhado, inclusive, com apoios caso decida ir para disputa.

 

Agenda – Depois de dois encontros regionais com prefeitos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) está em Brasília para cumprir agenda nos ministérios. A tucana disse que tem pautado a busca por recursos para demandas mais urgentes do estado.

 

O povo quer saber – O governo Raquel Lyra (PSDB) será incansável no combate à corrupção?