quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Qual será o caminho de Henrique Filho em Limoeiro?


Reeleito deputado estadual para o segundo mandato, Henrique Queiroz Filho (PP) sabe do peso de Limoeiro na vitória dele este ano. Os quase quatro mil votos foram decisivos para que o progressista chegasse mais uma vez à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Naturalmente, a expressiva votação, que o colocou em segundo lugar na cidade, empolgou o grupo que o acompanhou, tendo vereadores, ex-vereadores, suplentes e lideranças comunitárias.


Henrique ficou atrás apenas do também reeleito Gustavo Gouveia (SD), que contou com o apoio do grupo do prefeito Orlando Jorge (PODE). E como o dito popular diz que uma eleição começa quando a outra termina, após a apuração dos votos surge a pergunta nos quatro cantos do município: Qual será o caminho de Henrique Filho para 2024? Tendo o pai, ex-deputado Henrique Queiroz (PP), como principal articulador, muitos diálogos acontecerão para essa tomada de decisão.


Atualmente, ele tem aliados que integram a oposição, inclusive, os vereadores Luís do Matadouro (MDB) e José Higino (SD), o que faz o eleitor ter uma leitura do deputado como oposicionista. Porém, o ex-vice-prefeito Marcelo Motta (Avante), pelos votos alcançados em 2020 e 2022, naturalmente, segue como principal nome da oposição para disputar a prefeitura. Mas Motta e Queiroz romperam depois da eleição municipal e o clima “azedou” entre eles, fato que não é novidade para ninguém.


Bom, e os caminhos? Henrique pode colocar “açúcar” nessa relação e retomar a parceria com Marcelo, pois na política nada é impossível. Mas caso isso não ocorra, pode começar a trabalhar um nome interno do grupo, visando parcerias futuras, ou mesmo dialogar com o prefeito Orlando e fazer parte da gestão. Lembrando que os dois estão no mesmo campo estadual, integrando o grupo da governadora Raquel Lyra (PSDB). E na hora do “vamo ver”, o peso da articulação de uma governadora pode ser diferente dos iguais. Agora, é aguardar.