terça-feira, 4 de outubro de 2022

Resultados fortalecem potencial político de Janjão


O resultado das urnas do município de Bom Jardim reforçou o potencial político do prefeito Janjão (PL) também no quesito “transferência de votos”. Todos os candidatos apoiados pelo gestor municipal foram majoritários e com larga vantagem. Para deputado estadual, Cléber Chaparral (União) alcançou 8.383 votos, sendo a maior votação dele no estado. Para federal, Fernando Rodolfo (PL) conseguiu 6.396 votos. Os números fortalecem politicamente a figura de Janjão.


No campo adversário, o ex-prefeito João Lira (Patriota), que chegou a lançar candidatura própria a deputado estadual, mas teve o registro impugnado por inelegibilidade (prestação de contas de prefeito reprovada pela Câmara de Vereadores), não demonstrou força na transferência de votos. Os candidatos apoiados por ele ficaram abaixo dos mil. Para deputado estadual, Romero Sales Filhos (União) obteve 793, enquanto para federal, Wolney Queiroz (PDT) chegou a 605 votos.


Apoiada pelo marido e ex-prefeito Miguel Barbosa (PP), a atual vice-prefeita Vânia de Miguel (PP) chegou a importante marca de 3.364 votos, contudo, se comparado com os votos de Fernando Rodolfo, a diferença foi superior a três mil votos. Na disputa para estadual, também com o apoio de Miguel, Kaio Maniçoba (PP) conseguiu 864 votos dos bonjardinenses. Aliados de última no pleito de 2020, Miguel e Janjão estão rompidos politicamente.


Na disputa pelo Governo do Estado, o candidato apoiado pelo prefeito, Danilo Cabral (PSB), venceu com uma pequena diferença de 14 votos, mesmo sendo derrotado em vários municípios da região. O socialista obteve 6.789 votos, enquanto Marília Arraes (SD), que contou com o apoio de Miguel e Lira, ficou com 6.775. Nas articulações com o “dedo” de Janjão, um grupo ligado ao prefeito ainda conseguiu 3.470 votos para o estadual Rodrigo Farias (PSB) e 2.060 para o federal Renildo Calheiros (PCdoB).