quinta-feira, 17 de março de 2022

Orlando autoriza reforma do Mercado Público de Limoeiro

Foto | Prefeitura de Limoeiro - Divulgação

O prefeito Orlando Jorge (PODE) assinou, nesta quinta (17), a ordem de serviço para reforma do Mercado Público de Limoeiro. Ao redator do Blog do Agreste, ele detalhou que, além da recuperação geral do prédio, instalará medidores individuais de energia nos boxes. Entre os itens da reforma estão a troca do piso, restauração dos banheiros, instalação de iluminação LED, pintura e restauração completa do telhado.


O serviço contará com recursos da ordem de R$ 380 mil de emenda parlamentar indicada pelo então deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB). Orlando disse ainda que tem dialogado pessoalmente com os comerciantes do espaço para que haja a compreensão deles durante a execução dos serviços – que será por setor – para evitar a paralização geral do funcionamento dos boxes.


Durante a assinatura, o prefeito recebeu o deputado federal Ricardo Teobaldo (PODE), o senador Fernando Bezerra (MDB) e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), que esteve de passagem durante agenda da pré-campanha a governador. Vereadores, representantes da Associação do Mercado Público e Feirantes e da Camará Engenharia, empresa responsável pelo projeto, também participaram. 


O mercado do povo - O Mercado Público, conhecido popularmente como “Mercado de Farinha”, é do ano de 1897. O imóvel, que fica na Praça Comendador Pestana, no Centro, passou por algumas mudanças ao longo desse período, mas sem perder o estilo e os formatos da construção inicial. Dedicado ao comércio varejista e atacadista, com destaque para gastronomia e grãos, o local é parada quase que obrigatória para quem curti os mercados antigos. 


Os inúmeros boxes comerciais são ocupados por comerciantes permissionários, que geram emprego e renda. E que apesar de a construção ter ocorrido na década passada, o mercado segue funcional. A beleza arquitetônica dele divide espaço com outros prédios que formam um lindo e histórico conjunto predial; Pertinho estão a sede da Prefeitura, a Igreja Santo Antônio e o antigo Açougue Municipal.