quarta-feira, 16 de março de 2022

Coluna Política | O plano precisa ser mais concreto


Ontem, durante passagem pelos municípios de Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Chã de Alegria, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou mais de R$ 50 milhões para ações previstas dentro do Plano Retomada. Centenas de correligionários acompanharam a comitiva do Governo do Estado. Não seria diferente: a tiracolo levou o deputado federal e pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB). A “campanha” já começou.


O blog fez a análise dos anúncios e percebeu que muitas ações estão previstas na rotina das secretarias, como por exemplo, recurso para manutenção de CRAS e de rodovias. Outras ainda são para processo licitatório, ou seja, sem data prevista para se tornar realidade. Algumas ambulâncias são aquisições por meio de emendas, algo rotineiro. Enfim, ao pé da letra, nada que mude a realidade econômica da região. 


Para o “plano propaganda”, o governador acertou, mas para a verdadeira retomada precisa transformar esses milhões em obras concretas e que rendam, principalmente, oportunidades de trabalho. Por outro lado, ações simples e necessárias, como aquisição de ambulâncias para o Hospital Regional de Limoeiro e melhoria no sistema de captação de água da Barragem de Lagoa do Carro, não acontecem. Vai entender!

 

Tudo Verde... – Oficialmente filiado ao Partido Verde, o deputado estadual e pré-candidato a federal Clodoaldo Magalhães chega com carta branca à nova casa partidária, inclusive, sentando na cadeira de presidente do diretório estadual. Toda articulação passou pelas mãos do ainda presidente Jorge Carreiro, que colocou alguns “senões” no pacote geral das negociações.


...Contrapartida – Como uma “mão lava a outra”, Magalhães vai trabalhar e somar apoios para tentar eleger Carreiro como deputado estadual. Esse gesto político também passou pelas negociações, claro! Mas é inegável que a chegada do parlamentar ao PV reacende as esperanças do partido voltar a ter presença mais efetiva na política estadual e nacional, caso eleito em outubro deste ano.


Canetada... – A mãe do deputado estadual Romero Albuquerque foi exonerada pelo governador Paulo Câmara (PSB) de um cargo comissionado em Fernando de Noronha. Recentemente, ele filiou-se ao UB e declarou apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (UB), um dos nomes da oposição que deverá disputar o cargo de governador. Isso comprova que as indicações para os cargos são bem familiares.


... Arestas – Por meio de nota, o parlamentar comentou que a exoneração de Verônica Albuquerque tem a ver, supostamente, com retaliações do deputado federal e presidente do PP, Eduardo da Fonte, ex-partido de Romero. Inclusive, Da Fonte não autorizou a saída da esposa do deputado estadual (vereadora no Recife) do PP para disputar cargo de deputada federal por outra sigla, deixando o clima ainda pior entre eles.

 

De olho – O nome da secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, cresceu nos últimos dias nos bastidores da Frente Popular. Uma fonte revelou que a filha do deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula, entrou na lista dos cotados para disputar o cargo de vice-governadora na chapa com Danilo Cabral (PSD). Isso seria um conforto pela não indicação de André para disputa da vaga única de senador.

 

O povo quer saber – Caso Cacau de Paula seja indicada para majoritária, qual será o afago do PSB ao PCdoB?