Coluna Política | Debandada oficialmente liberada


Começa hoje o período da janela partidária. Com isso, os políticos de mandato podem trocar de legenda sem risco da cassação do mandato por infidelidade partidária. Por conta da atual formatação da legislação, a debandada deve ser uma das maiores da recente história política brasileira. Alguns devem arrumar as malas por pontuais desconfortos, mas a grande maioria por questões de sobrevivência.


A janela segue aberta até primeiro de abril e no período os bastidores políticos estarão agitados. Reuniões de articulação já varam as madrugadas. São pré-candidatos fazendo contas e buscando o menor risco possível de ficar fora do poder. Na esfera federal, o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, deverá receber um significativo número de novos filiados, por tabela, mais grana do “generoso” fundo eleitoral.


Já no cenário estadual, os gabinetes da Assembleia Legislativa e os escritórios dos presidentes de partidos utilizam calculadora como nunca. Abarrotado, o PSB não deve ter fila na entrada. O PP vem se organizando desde sempre e terá nomes estratégicos para ajudar na eleição de uma bancada forte. Pela oposição, os partidos dos pré-candidatos a governador (PL, PSDB e UB) serão os mais procurados.


João Alfredo 1 – Após confirmar pré-candidatura a deputado estadual pelo PP, Pastor Cabral utilizou as redes sociais para anunciar que deixou o grupo político do prefeito Zé Martins (PSB) e que será oposição. Na postagem, ele diz que o gestor municipal prefere os contras e que “abandonou o povo dele que o elegeu”.


João Alfredo 2 – Em 2020, no período das convenções partidárias, Pastor Cabral chegou a ir para a do então candidato Sebastião Mendes (PSD), inclusive, fazendo parte da composição da mesa e tendo o partido que presidia, PSL, anunciado. Dias depois, ele surpreendeu ao declarar apoio a Martins. Pouco mais de um ano da gestão veio o rompimento.


Chã de Alegria – O vice-prefeito Marcos da Roça (PCdoB) e o deputado estadual Henrique Filho (PP) tiraram a tarde de ontem parar correr atrás de recursos e ações. Estiveram na Agência Estadual de Desenvolvimento e na Secretaria de Meio Ambiente. Depois sentaram com o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) para solicitar emendas parlamentares.


Machados – A vereadora Elisandra Cunha (PSB) confirmou que apoiará Jarbas Filho (MDB) para deputado estadual e de Pedro Campos (PSB) para federal. “Elis” foi secretária municipal de Assistência Social e a segunda mais votada no último pleito. Se tiver mais estrutura, os apoiados por ela podem surpreender quando as urnas forem abertas.


Glória do Goitá – Ontem, a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) participou da entrega de um carro para Coordenadoria Municipal da Mulher, aquisição feita por meio de emenda indicada pela delegada. Gleide iniciou o mês de março com uma intensa agenda no Agreste. Mais votada em 2018, a socialista busca a reeleição.

O povo quer saber - Gleide Ângelo será novamente a campeã de votos do PSB?