quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Homem é preso por exercício ilegal da medicina em Lagoa de Itaenga

Foto | Joeli Azevedo - Cremepe

Um homem foi preso pela prática de exercício ilegal da medicina, na tarde desta quinta (28), no município de Lagoa de Itaenga. O flagrante foi feito pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) na Unidade Mista Josefa Cavalcante Petribú. Por meio de nota, o Cremepe disse que ele é formado em medicina na Bolívia e assumia eventuais plantões da unidade utilizando nome e CRM de um médico para realizar os atendimentos. Ele não teve o nome divulgado.


A denúncia chegou ao Cremepe, que identificou o dia que o suspeito estaria de plantão e, juntamente com a Polícia Civil, deu o flagrante. “O Cremepe descobriu que o falsário se apropriou não só do nome de um médico real, mas usava seu registro profissional para atuar na unidade, inclusive com um carimbo falso. O suspeito atuava na unidade desde fevereiro deste ano”, diz a nota do Conselho. 


Representantes do Cremepe acompanharam o suspeito até a Delegacia de Tracunhaém para lavrar o auto de prisão em flagrante. Ele vai depor e responderá a inquérito por exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, além de uso do número do CRM de outra pessoa. Em resposta ao contato da nossa reportagem, a Prefeitura de Lagoa de Itaenga informou que se posicionará através de nota oficial. Confira abaixo na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, a respeito de matéria divulgada sobre um flagrante de exercício ilegal da medicina na unidade mista Josefa Cavalcante Petribú, ressalta que o mesmo não faz parte do nosso quadro funcional, onde assumia eventualmente alguns plantões em troca diretamente com os profissionais médicos de nossa unidade, sem vínculo com nosso hospital. Desde o primeiro plantão assumido, foi solicitado pela direção administrativa carteira profissional, prática prache de nosso serviço, para conferência do registro e regularidade no portal do conselho.

 

A carteira foi apresentada com dados e foto, conferida no portal as informações, que atestavam regularidade. Na fiscalização do Cremepe, o mesmo informou ser formado na Bolívia e ainda não ter autorização para trabalhar no Brasil, o que o fez assumir a identidade de outro profissional (sic), falsificando documentações e carimbo médico. Configurada a falsidade ideológica e exercício ilegal, o mesmo foi retirado imediatamente das dependências do hospital e encaminhado para delegacia sob escolta policial e do conselho de medicina, para tratar das providências cabíveis.

 

Outro profissional médico, do nosso quadro funcional, assumiu o plantão de imediato, não ocasionando falta de atendimento à população. Esta secretaria lamenta o ocorrido, atesta não compactuar com essa situação, reafirma que o mesmo não faz parte do seu quadro profissional, onde nos foi entregue documentos falsificados, o que infelizmente, dificultou a descoberta da fraude. No mais, estamos a disposição para qualquer esclarecimento necessário. Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa de Itaenga