quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Lagoa do Carro | Gastronomia ganha força com "tempero" de inovação e tradição


Conhecida como “Terra do Tapete”, Lagoa do Carro, na Mata Norte, também tem apostado em outros segmentos para atrair visitantes e, com isso, gerar renda, emprego e desenvolvimento econômico. E um deles tem sido o paladar. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, os restaurantes que integram o Polo Gastronômico do município estão participando do projeto Riquezas da Mata Norte, uma iniciativa que visa valorizar os sabores da região através das histórias e tradição de cada lugar.


Cortado pela Rodovia PE-90, o município de Lagoa do Carro viu o número de restaurantes, bares e lanchonetes crescer consideravelmente nos últimos anos. Muitas famílias utilizaram espaços de suas propriedades para transformar em empreendimentos gastronômicos, aproveitando o grande número de pessoas que, diariamente, utilizam a via que liga a Mata Norte ao Agreste Setentrional. “Os restaurantes estão recebendo treinamento com chefes renomados que trazem novas técnicas e novos meios de aproveitar as riquezas culinárias da região”, explica a secretaria.


Gastronomia – Quem passa pelo Polo Gastronômico de Lagoa do Carro pode se deliciar com pratos regionais, a exemplo da buchada, pirão de capão, galinha capoeira, feijoada, além de variadas carnes na brasa. O café da manhã regado a cuscuz, macaxeira, inhame e carne guisada são quase uma "parada obrigatória". A ação é uma parceria da Prefeitura de Lagoa do Carro, através das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e de Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, Sebrae e Instituto César Santos.