quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Coluna Política | Paulo Câmara e a bandeira do desemprego


Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes aos números do desemprego colocam Pernambuco na liderança negativa do país. O estado oscilou 0,3 ponto percentual para cima, chegando a marca de 21,6% no primeiro trimestre. É o pior cenário desde 2012. Num comparativo com o mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego aumentou mais de 6%. E o pior: antes o triste posto de líder do ranking do desemprego dividido com a Bahia ficou só com Pernambuco no recente levantamento.

 

O resultado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) e tem sido uma bandeira para a oposição, que também alega a alta carga tributária cobrada pelo governo de Paulo Câmara (PSB). Ontem mesmo, a deputada estadual Priscilla Krause (DEM) foi uma das primeiras a disparar contra a gestão estadual: “Resultado simbólico e malogrado de 15 anos de governo do PSB, equivocado na teoria e na prática de fazer a economia girar: muito imposto e pouca atenção à iniciativa privada, sobretudo aos micros, pequenos e médios empreendedores”.

 

Machados – O vereador Sílvio Borba (PSB) pediu licença para tratamento de saúde. Durante o período de 90 dias de afastamento, a primeira suplente do partido, professora Graciela Albuquerque, assume a cadeira legislativa. Borba está no quarto mandato consecutivo, e essa é a segunda vez que se licencia do cargo de vereador. A primeira ocorreu no segundo mandato, em 2012, para assumir a Procuradoria Municipal de Machados, dando lugar ao suplente daquela época, Francisco Fotografias.

 

Bezerros – Durante o fim de semana, a prefeita Lucielle Laurentino (DEM) voltou a comentar sobre a situação que encontrou o município, vindo da gestão de Breno Borba (PSB). Mesmo oito meses depois de iniciar o seu governo, a democrata segue batendo na tecla do ex. Ela listou uma série de problemas financeiros e estruturais que encontrou. Ela prometeu que com a “casa arrumada”, conseguirá entregar obras no decorrer da gestão. Sobre 22, Lucielle defende a unidade das oposições.

 

Rápidas

Limoeiro – O vereador Zé Nilton (Podemos) está finalizando um gabinete externo entre a Cohab e o Loteamento Santana para atendimento à população. No mesmo local, montou uma área para reuniões e eventos para servir ao povo. Ainda no espaço, será fundada a sede do Bloco do Zé.

 

Recursos – O governo federal enviou ao Congresso a nova proposta de Orçamento para 2022, com o reforço de R$ 10,7 bilhões para a Saúde. A maior parte desse valor será destinada ao combate da pandemia e compra de vacinas para garantir a continuidade da imunização no próximo ano.

 

O povo quer saber – O Plano Retomada do Governo do Estado vai tirar PE da liderança do desemprego no país?