Ontem foi dia de mais um capítulo sobre a polêmica proposta do voto impresso auditável. A comissão especial formada na Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição, a PEC do Voto Impresso, optou pela rejeição do texto apresentado pelo relator Filipe Barros (PSL). 23 deputados votaram contra e 11 a favor. Entre as mudanças propostas pelo relator está a obrigatoriedade da impressão do voto a partir de 22. Porém, vale lembrar que esse resultado alcançado na comissão não coloca ponto final na pauta.
Inclusive, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), já adiantou publicamente que a PEC pode ser levada para votação no plenário. Ele detalhou que as comissões especiais não são terminativas, ou seja, são apenas opinativas. Com isso, a decisão dela não é “palavra de rei”. A ideia do voto impresso tem sido defendida com “unhas e dentes” pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o que tem refletido em inúmeros embates (e ataques) com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O jogo está apenas começando!
Comemorou – Contrário declarado à proposta do voto impresso, o deputado federal Carlos Veras (PT) comemorou o resultado da votação na comissão especial. Em postagem nas redes sociais, o petista disse confiar na urna eletrônica, no TSE e na democracia brasileira. Veras também aproveitou o placar para “alfinetar” o presidente Jair Bolsonaro. “Não confiamos é no presidente do país”, disparou. O parlamentar pernambucano disse ainda que o resultado é “derrota de Bolsonaro e vitória da democracia”.
Parceria – No trajeto para 22, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) segue organizando espaços políticos do Litoral ao Sertão. Nessa rota, uma parada em Riacho das Almas. O parlamentar renovou sua parceria com Alberes Gomes, candidato a prefeito pelo Podemos em 2020. Os dois estiveram reunidos no escritório político do deputado, no Recife, para debater uma pauta de ações que poderão ser desenvolvidas em Riacho. Alberes foi o segundo colocado nas eleições com quase 7 mil votos. Ocupa um lugar de destaque na oposição da cidade.
Na estrada – O governador Paulo Câmara (PSB) iniciou ontem (e segue hoje) agenda pelo Sertão. Na comitiva, secretários, deputados e assessores. Dentre eles, muitos querendo sair nas fotos. 22 é logo ali. Serra Talhada, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Custódia e Sertânia estão na agenda. Ele está prometendo R$ 200 milhões em recuperação de estradas e melhorias do abastecimento de água. Tem gente desconfiada e arriscando que será um lote de obras inacabadas. Apesar de que a agenda conta com entregas também. Outros falam que é apenas a máquina moendo para 22.
Rápidas
Atento – Mesmo no comando da secretaria de Turismo, o deputado estadual licenciado Rodrigo Novaes (PSD) segue nas bases. Sua visita a Floresta é exemplo. Ladeado de vereadores e lideranças, conversou no “mano a mano” e prometeu apoiar projetos. De olho em 22, Novaes prepara o “terreno” para tentar a reeleição.
Organizando – A prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes (PSD), abriu o diálogo com a Cooperativa de Vans de Glória do Goitá. Na pauta, as rotas das vans, o ponto de parada em Vitória de Santo Antão, além de assuntos importantes para a categoria. Numa gestão, saber ouvir significa errar menos.
O povo quer saber - Artur Lira (PP) vai colocar a PEC do Voto Impresso para votação no plenário após rejeição na comissão especial?