quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Coluna Política | O "amortecedor" do governo Bolsonaro

Foto | Eduardo Menezes - Assessoria Casa Civil

Ao tomar posse como ministro da Casa Civil, o senador licenciado Ciro Nogueira (PP) autodeclarou que será o “amortecedor” do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em tempos de “trepidação”, numa referência ao atual momento de conflitos vivido pela gestão do militar. Político de “carteirinha”, Nogueira terá o desafio de melhorar o relacionamento do Planalto com o Congresso. Habilidade ele tem. Inegável. Resta saber se Bolsonaro vai manter “carta branca” e colaborar no comportamento pessoal.


Em seu discurso, o novo ministro falou a língua da pacificação. E não só com o setor político. Ele sabe que também precisará acalmar o relacionamento com o Supremo Tribunal Federal, que por sinal vem bastante arranhado por conta dos constantes ataques do presidente. A fala de Bolsonaro em aprofundar o relacionamento com o parlamento – chegando a dizer que Executivo e Legislativo são um só poder – prova que ele começou a se preocupar mais com 22. Além disso, Nogueira também precisará desatar os nós da CPI da Covid e do polêmico voto impresso auditável. É trocar o pneu do carro com ele em movimento.


Causa Animal – Defensor nato dos animais na Câmara de Caruaru, o vereador Anderson Correia (PP), presidente da Comissão dos Direitos dos Animais, debateu, nessa quarta (4), com a prefeita Raquel Lyra, uma pauta sobre políticas públicas para os bichos. Com a chegada de Anderson ao Legislativo, a causa animal ganhou notoriedade. Entre os assuntos abordados, destaca-se o avanço do programa de regulamentação das carroças – tração animal – no município. Raquel se mostrou bem receptiva a firmar parcerias.


Justiça – Uma fonte revelou que o PT Limoeiro vai formalizar ação para recontagem dos votos da Eleição de 2020 sem os obtidos pelos candidatos do PDT. O juiz Alfredo Bandeira cassou o mandato do vereador Jaciel do Parque e o registro de candidatura dos demais componentes da chapa, julgando procedente denúncia de candidatura fictícia na cota feminina. Ele disse que não há necessidade de um novo cálculo do quociente eleitoral, uma vez que, quando realizada a votação, o PDT tinha registro deferido, razão pela qual, naquele momento, o eleitor votava validamente. Foram duas denúncias, uma delas do candidato petista Diego Lapon.


Plano 1 - O plano de retomada econômica anunciado pelo Governo do Estado prevê investimentos de 5 bilhões de reais até o fim de 2022. Dentro das ações planejadas estão obras estruturadoras em várias regiões de PE. Durante o anúncio, o governador Paulo Câmara (PSD) reuniu representantes de vários segmentos dos poder público e da iniciativa privada. Também teve cadeira no evento a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), representando os prefeitos pernambucanos.


Plano 2 – E por falar em Amupe, o presidente José Patriota disse durante entrevista na Rádio Jornal Limoeiro que os projetos inclusos no plano precisam ser acompanhados de perto pelos gestores municipais. Para Patriota, parte dos investimentos, principalmente em obras mais pontuais, devem contar diretamente com as indicações das prioridades. Ao mesmo tempo, ele citou obras de interesse coletivo, as quais exigem mais recursos, que serão tocadas olhando para o desenvolvimento regional, a exemplo de melhorias de estradas e abastecimento de água.


Rápidas

Luz – O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), anunciou o que ele classifica de “maior programa de iluminação pública” da cidade. Ao apresentar veículos, equipamentos e profissionais, o socialista prometeu chegar com melhor iluminação em todos os bairros. 


Elogios – O senador Fernando Bezerra Coelho (FBC) participou da posse  de Ciro Nogueira (PP) como ministro da Casa Civil. FBC citou a experiência política do progressista para dizer que ele tem grande contribuição a oferecer para articulação e coordenação das políticas públicas do governo.


O povo quer saber – Ciro Nogueira conseguirá retomar o bom convívio entre Governo Federal e Região Nordeste?