terça-feira, 20 de julho de 2021

Coluna Política | Gouveias somam adesões e ganham espaço na Região


Ao completar dez vereadores do Carpina na base de apoio para a Eleição de 2022, o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) buscará ser majoritário para fortalecer o sobrenome para o pleito de 24. Nessa segunda, Preto do Ipsep (Cidadania) foi mais um a aderir. Um trabalho a longo prazo que poderá tornar o grupo um dos mais fortes politicamente na Mata Norte. O recente apoio declarado do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) comprova que os “Gouveias” estão sabendo aproveitar a boa fase. Em 2018, Gustavo alcançou a marca de 50.058 votos no Estado. Pelo quantitativo de adesões,  deverá superar em 22.

 

E o projeto dos irmãos não fica restrito a Paudalho e Carpina. Em Limoeiro, vem com o apoio do prefeito Orlando Jorge (PODE). O gestor conta com 12 vereadores na base. Desse total, boa parte deve acompanhar. Até o momento, apenas Inácio Filho (Avante) declarou que apoiará outro, que no caso é Cléber Chaparral (PSD). Uma fonte revelou que Gouveia também articula fortes grupos em Feira Nova e João Alfredo, municípios onde deverá aumentar consideravelmente a votação. Isso sem contar com as bases que manterá, apesar de algumas baixas, como, por exemplo, o prefeito de Salgadinho, Zé de Veva (MDB).

 

Suspensão – Candidata à prefeita do Recife pelo Podemos em 2020, a delegada da Polícia Civil Patrícia Domingos recebeu uma suspensão de seis dias da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS). O comunicado da pasta, que não traz muitos detalhes, alegou que a servidora estadual praticou: “Faltar à verdade no exercício de suas funções, por malícia ou má fé”. Patrícia comentou sobre o assunto nessa segunda (19) e disse que a SDS quer lhe punir por ela exercer seu direito constitucional à liberdade de expressão.

 

Reação – Ainda sobre a punição, Patrícia Domingos também revelou que vai recorrer da decisão e acredita que a justiça prevalecerá. Caso não consiga, ela já adiantou que recorrerá às instâncias judiciais. A delegada, que faz oposição ao grupo político que comanda o Governo do Estado, destacou ainda que a decisão da Secretaria de Defesa Social nem menciona em qual momento os representantes consideram que houve falta de verdade em sua fala. No ninho socialista, reina o silêncio sobre a decisão contra a delegada.

 

Demandas – A prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes (PSD), apresentou demandas ao governador Paulo Câmara (PSB), nessa segunda (19). Inauguração do sistema de abastecimento de Apoti e da Central de Oportunidades, estrada que liga a sede ao distrito e colaboração do Estado na ampliação dos serviços de saúde estiveram na pauta. Adriana saiu otimista. O deputado estadual Henrique Filho (PP) acompanhou a visita. Neto Paes representou o deputado federal André de Paula (PSD). Adriana trabalha para que os dois sejam majoritários em 22.

 

Rápidas

Bolsa – O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge (Podemos), esteve reunido com os catadores por causa dos preparativos para o fechamento do lixão. Ele adiantou que remeterá à Câmara de Vereadores um projeto para criar o “Bolsa Catador”. O valor ainda não foi divulgado.

 

Clonado – O WhatsApp da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), foi clonado nessa segunda (19). Ela utilizou outros canais para informar que os golpistas estavam tentando conseguir dinheiro enviando mensagem para os contatos dela. A prática criminosa tem sido cada vez mais comum.

 

O povo quer saber – Qual o próximo vereador carpinense a aderir ao Grupo dos Gouveias?