segunda-feira, 26 de julho de 2021

Coluna Política | Família Coelho na estrada para 2022

Foto | Ivaldo Régis - Divulgação

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estará, a partir desta semana, colocando o “pé na estrada” para visitar municípios estratégicos das regiões de Pernambuco. Uma fonte adiantou que nesta terça (27), Timbaúba (Mata Norte), Limoeiro e Orobó (Agreste) estão na rota. Os filhos dele também acompanham a agenda: o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), os deputados federal Fernando Filho (DEM) e o estadual Antônio Coelho (DEM). Além da visita institucional, será momento de renovar parcerias políticas de olho na próxima eleição.


Para 2022, o nome de FBC é cotado para duas situações: disputar a reeleição ao Senado ou tentar uma cadeira de deputado federal. A resposta dependerá das alianças que serão firmadas pela família. Miguel segue trabalhando a pré-candidatura ao Governo do Estado, mesmo tendo recebido “não” do MDB, partido ao qual está filiado. Mas ele mudando de legenda pode tocar o projeto. Já Fernando e Antônio vão tentar a reeleição. Hoje, eles começam por visitas aos prefeitos de Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

 

História – Durante as homenagens da Mostra Cultural Virtual de Limoeiro, o prefeito Orlando Jorge (PODE) disse que fará a recuperação e a revitalização da Biblioteca Pública Municipal, na Praça do Horto Florestal. O gestor também sugeriu que a sede do Instituto Histórico e Geográfico de Limoeiro seja instalada no terreno por trás do prédio da biblioteca por meio de cooperação técnica. No local, também seria destinado espaço para instalação do Museu Municipal. A sugestão será analisada pela diretoria do Instituto.


Emenda – O valor de R$ 78 mil foi creditado na conta do Fundo Municipal de Saúde de Toritama, recurso oriundo de emenda parlamentar indicada pela deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB). O dinheiro será utilizado para compra de um aparelho de ultrassom, tendo em vista a grande demanda de exames na cidade. A deputada disse que o valor destinado à Capital do Jeans é fruto de solicitação do prefeito Edilson Tavares (MDB), do vice-prefeito Romero Filho (PSDB) e do ex-vereador Dió. De olho na reeleição, Alessandra vem “antenada” com muitas bases eleitorais.


Parceria – Reunido com o prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho (Republicanos), o deputado estadual delegado Lessa (PP) prometeu somar esforços para buscar melhorias para as rodovias que dão acesso ao município: PE-95 e PE-121. A instalação de agências bancárias também esteve na pauta. Com mais de 20 mil habitantes, Riacho tem apenas um posto de atendimento do Bradesco e uma casa lotérica. O Banco do Brasil foi fechado após série de explosões. Lessa assumiu o compromisso de “remar” junto com Dió para reabertura da agência bancária.


Rápidas

Preparatório – Vereador pelo município de Nazaré da Mata, delegado Thiago Henrique (PSDB) criou, com recursos próprios, um curso preparatório gratuito para o concurso da PM de Alagoas. Ele atende 220 jovens de Carpina, Nazaré, Aliança, Vicência e Tracunhaém.


Armamento – O deputado Joel da Harpa (PP) apresentou Projeto de Lei que viabiliza a cessão de armamento das Polícias Militar e Civil aos Guardas Municipais. A proposta visa a garantia de melhores condições de trabalho para os guardas. A proposta deverá render amplo debate.


O povo quer saber – A família Coelho se manterá na oposição ao governador Paulo Câmara (PSB).