sábado, 15 de maio de 2021

Cumaru decreta fechamento parcial do comércio por 5 dias


O município de Cumaru, no Agreste Setentrional, decretou medidas restritivas mais rígidas para atividades econômicas, sociais e esportivas por causa do avanço dos casos positivos para Covid-19. O chamado “mini-lockdown” começa a valer neste sábado (15) e segue até a próxima quarta-feira (19). De acordo com a prefeita Mariana Medeiros (PP), a decisão foi tomada após análise dos números feita pelo Comitê Municipal de Combate e Enfrentamento à Covid.

 

No período estabelecido, fica vedado no município, em qualquer horário, o funcionamento da feira livre e a prática de atividades econômicas, sociais e esportivas, individuais e coletivas, inclusive comércio ambulante de forma presencial nas vias públicas. Nos cinco dias de validade do decreto, só podem funcionar os estabelecimentos de serviços considerados essenciais. Restaurantes, bares e lanchonetes estão autorizados a funcionar apenas nos formatos delivery e drive-thru.

 

As aulas presenciais em todas as redes de ensino também estão suspensas em Cumaru. Segue a obrigatoriedade para o uso de máscara em todos os setores públicos e comércio, além da necessidade do distanciamento entre as pessoas. O descumprimento das medidas, segundo o decreto, pode acarretar responsabilização e penalidade aos infratores. Nas últimas semanas, o número de casos de Covid-19 e internamentos, além de transferências de pacientes aumentaram consideravelmente.

 

Confira a evolução dos casos no gráfico abaixo: