terça-feira, 11 de maio de 2021

CEJUSC realiza casamento coletivo virtual gratuito para casais de Limoeiro


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Coordenadoria do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Limoeiro (CEJUSC), estará com inscrições abertas no período de 17 de maio a 04 de junho de 2021 para o 1º Casamento Coletivo Virtual Gratuito. A ação ofertará 100 vagas para os casais que não podem pagar com os custos cartoriais do matrimônio.  

 

Para garantir uma vaga, os noivos deverão entrar em contato com o CEJUSC através do número (81) 9 9962 3397 (WhatsApp) ou pelo e-mail: conciliar.limoeiro@tjpe.jus.br. O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h. A cerimônia de casamento, que será virtual, está agendada para o dia 05 de agosto de 2021, às 10h, e será celebrada pelo juiz da 2ª Vara Cível e Diretor do Fórum de Limoeiro, Alfredo Bandeira.

 

Após a inscrição junto ao Centro Judiciário, os noivos deverão levar os documentos pessoais ao Cartório de Registro Civil de Limoeiro, que fica na Avenida Severino Pinheiro, no Centro. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência de cada uma das partes (mesmo que já morem juntos) e certidão de nascimento ou divórcio, além dos mesmos documentos de duas testemunhas. Atualmente, a taxa de casamento custa R$ 230.


O evento poderá ser acompanhado por familiares e amigos dos casais através da plataforma YouTube no canal Ascom TJPE. “Os casais receberão a Certidão de Casamento gratuitamente no Cartório do Registro Civil da Comarca de Limoeiro. Em respeito às restrições proibitivas de aglomeração, será agendado dia e hora para que possam retirar presencialmente sua certidão, posteriormente ao evento”, explica a chefe de secretaria do CEJUSC Limoeiro, Mirella Duarte.

 

Cidadania – O projeto visa atender de forma direta uma das necessidades básicas da população, que é oferecer aos casais a oportunidade de legalizar sua união civil de forma gratuita, promover a proteção da família, oportunizando o direito à gratuidade do casamento civil e firmar, junto à sociedade, o papel do poder judiciário, através da universalização e democratização do direito à justiça e aos serviços inerentes a sua efetivação.