domingo, 4 de abril de 2021

Vicência | Festival homenageia negras e trabalhadoras rurais

Foto | Luise Marques - Divulgação

No período de 5 a 7 de abril será realizada a décima terceira edição do Festival Celebração da Consciência Negra. Por causa da pandemia, a programação ocorrerá exclusivamente no formato virtual, através de transmissão pelo canal do Museu Poço Comprido no YouTube. De acordo com a assessoria do evento, “o projeto de fomento à cultura negra é uma realização do Ponto de Cultura e do Museu Comunitário Poço Comprido, localizado no município de Vicência, Mata Norte de Pernambuco”.


O público acompanhará shows culturais, videoaula e rodas de diálogo tendo como foco a importância da mulher negra. Nesta segunda (5), as apresentações começam a partir das 20h com shows que mesclam ritmo, dança e musicalidade. Baixinhos dos Oito Baixos (Vicência), Coco de Fulô e Ciranda Bela Rosa de Mestre Bi (Nazaré da Mata), Maciel Salú (Olinda), Maracatu Leão da Floresta (Vicência), Maracatu Estrela Formosa (Povoado de Angélicas - Vicência) e Maracatu Leão Coroado (Buenos Aires) estão confirmados.


Na terça (6) e quarta (7), também a partir das 20h, o Festival apresenta videoaula de danças afro-brasileiras, além de roda de diálogo intitulada “Mulheres: força, garra e determinação habitam em nós”. A ideia do encontro é chamar atenção para um olhar sobre a atuação das mulheres negras, trabalhadoras rurais e autônomas, que lutam na preservação das memórias, cultura e identidade de suas tradições, por meio Ponto de Cultura e o Museu Comunitário Poço Comprido. 


O Engenho Poço Comprido, é o único remanescente do século XVIII em Pernambuco, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O espaço também é reconhecido como museu e integra as edificações casa-grande, capela e moita do engenho de açúcar. O evento conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc e apoio do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Governo Federal. (Com informações da assessoria)