domingo, 11 de abril de 2021

Limoeiro | Inácio Filho solicita criação de atendimento veterinário gratuito


O número de animais espalhados pelas ruas aumenta a cada dia. Grupos voluntários tentam amenizar o sofrimento de muitos, mas nem sempre conseguem cuidar ou salvar. Com a pandemia do novo coronavírus, centenas de cães e gatos estão sendo abandonados pelos donos, os quais alegam dificuldade financeira para continuar criando. A mesma justificativa é dada por várias pessoas que gostam de animais de estimação, mas confessam não dispor de condições financeiras para adotar.


Para tentar amenizar o sofrimento dos bichos, a Câmara de Vereadores de Limoeiro aprovou, por unanimidade, ainda em março, um requerimento que solicita ao Governo Municipal a criação da Unidade Médica Veterinária para prestar atendimento aos animais de rua em estado de vulnerabilidade. A solicitação é de autoria do vereador Inácio Filho (Avante). Segundo ele, a unidade também deverá prestar atendimento gratuito aos animais, cujos donos não têm condições de arcar com as despesas veterinárias.


“O requerimento também pede que a prefeitura faça o recolhimento dos animais abandonados, oferecendo exames clínicos, consultas, cirurgias, castrações, entre outros serviços”, comentou o vereador. “Essa requerimento se baseia na atual situação que nos deparamos com a grande quantidade de animais abandonados em nosso município”, completou. Após a aprovação, o documento foi encaminhado pela mesa diretora da Casa Professor Agripino de Almeida ao Poder Executivo.


“Diante de tudo o que colocamos no requerimento e no plenário, faz-se necessário um atendimento gratuito e de qualidade para esses animais através do Poder Público. Estamos articulando as primeiras reuniões com os representantes da prefeitura e das organizações que colaboram no dia a dia da cidade para buscar uma solução o mais rápido possível. Isso também é questão de saúde pública. Acredito que, somando forças, conseguiremos avançar com as melhorias tão pedidas pela população”, pontuou Inácio.