quarta-feira, 14 de abril de 2021

CRO flagra exercício ilegal da profissão e precariedade em UBS de Machados


Flagrante de exercício ilegal da profissão e interdição ética do consultório odontológico por más condições de uso. Esse foi o resultado de uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) na manhã dessa terça-feira (13), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro da Cohab, no município de Machados, no Agreste do Estado. O resultado da visita foi divulgado no site da entidade de classe.


De acordo com o chefe da fiscalização do CRO-PE, João Godoy, a equipe ao chegar ao local, aparentemente reformado, se deparou com dois homens, supostos técnicos em prótese dentária, sem inscrição no CRO, que faziam a manipulação e moldagem de próteses dentro do próprio consultório odontológico, infringido a Lei Federal 5.081 de 24/08/1966, que regula o exercício da odontologia e o Artigo 282 do Código Penal, que trata do exercício ilegal da profissão.



Além disso, o ambiente estava com o ar-condicionado quebrado e uso inadequado de ventilador; falta de água encanada; instrumentais sem data de esterilização e sala de expurgo e esterilização em más condições de trabalho. Segundo Godoy, a situação do consultório infringe a conduta ética da odontologia e fere as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS). A fiscalização fotografou as precárias condições como mostram as imagens.


“O local foi interditado imediatamente e as autoridades informadas de toda situação encontrada. As atividades só poderão ser retomadas após a adequação de todas as irregularidades”, comentou Godoy. No consultório havia ainda uma dentista responsável e uma Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). O "posto de saúde" fica sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde de Machados. A nossa reportagem acessou as redes sociais da prefeitura, mas não há posicionamento sobre as irregularidades apontadas.