Moradores de Limoeiro voltaram a
contar com o serviço de emissão da carteira de identidade. De acordo com a secretaria
de Desenvolvimento Social e Cidadania, o atendimento foi reativado com a
aquisição do equipamento de identificação digital. Em nota, a secretaria disse
que a emissão por meio eletrônico reduz consideravelmente o tempo de entrega do
documento ao cidadão. Com a reestruturação do setor, a entrega do documento
ocorre dentro de um prazo de 20 a 30 dias.
Para quem precisa da primeira via,
não há custo. Para as pessoas que buscam a segunda ou demais vias, a taxa é R$
24,36. Ela deve ser paga através de um Documento de Arrecadação Estadual (DAE)
emitido no site do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). Já o
agendamento para emissão da carteira deve ser feito de forma presencial na secretaria.
Idosos são isentos da taxa. De acordo com a secretária da pasta, Flávia Melo,
as identidades agora são no formato digital.
“Não existe mais o modelo que
precisava melar o dedo para capturar as digitais dos dedos das mãos. Tudo agora
é feito por coleta digital. Os documentos necessários são registro de
nascimento, comprovante de residência e CPF”, explicou a secretária. Não é
necessário levar foto 3x4. Porém, quem desejar inserir na identidade o número
de outros documentos precisa apresentar os originais, a exemplo do cartão do
SUS e grupo sanguíneo. A partir da segunda via, o cidadão também deve mostrar o
comprovante de pagamento da taxa.
Atendimento – De acordo com a
padronização do IITB, o atendimento para emissão da identidade ocorre de
segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30. Para primeira via, o atendimento tem
sido realizado de acordo com a demanda espontânea (de acordo com a procura),
enquanto para emissão da segunda via, são 12 pessoas por dia. “Lembramos que
seguimos com todos os protocolos sanitários de combate à pandemia, a exemplo do
distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara é obrigatório”,
pontou Flávia. (Com informações da SEICOM)