quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Covid | PE recebe 82 mil doses para vacinar idosos entre 80 e 84 anos


Mais 82 mil doses de vacinas da AstraZeneca chegaram a Pernambuco nessa quarta (24). As doses começaram a chegar aos 184 municípios e serão aplicadas em idosos com idades entre 80 e 84 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o novo lote garantirá a primeira dose da vacina para 65% dos idosos. Com a nova remessa de vacinas, Pernambuco soma 593 mil unidades do imunizante. Na primeira etapa, foram vacinados idosos com mais de 85 anos.


“Para se ter uma ideia da importância de vacinarmos todos os idosos com mais de oitenta anos, vinte por cento dos nossos leitos de UTI estão ocupados por pessoas dessa faixa etária” destacou o governador Paulo Câmara. Ele reconheceu que o ritmo da vacinação no País ainda está lento diante da demanda. “Estamos redobrando nossos esforços de distribuição e ajustando a divisão por cidade, para ampliar ao máximo o número de beneficiados”, completou. Os municípios ainda não divulgaram a quantidade recebida e quando começam a imunizar. 

 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a destinação desse lote do imunizante ao grupo de idosos já estava pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde a última semana. “Alguns municípios já iniciaram as ações nessa faixa etária e poderão concluir. Ou, se já tiverem finalizado, podem ampliar para outras faixas etárias de idosos, seguindo a ordem de prioridades repassada pelo Ministério da Saúde”, detalhou Longo.