sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Coluna Política | Os prefeitos precisam incentivar o empreendedorismo


A taxa de desemprego cresce no país. Com a pandemia, o cenário fica ainda mais incerto. Sem vagas no setor privado, muitos trabalhadores buscam oportunidades nas prefeituras, o que não é algo novo, mas sempre recorrente, principalmente início de gestão. Filas nas portas dos gabinetes, currículos entregues em massa, contatos com vereadores da base e a esperança de um contrato são rotina. Onde colocar tanta gente? A pergunta segue sem resposta. Por isso, a necessidade do incentivo ao micro empreendedorismo deve ser prioridade.


Os gestores municipais precisam entender e reconhecer a urgente necessidade da independência financeira como “ferramenta” de desenvolvimento da cidade. Existem muitas ideias práticas e de baixo custo. Contudo, tem faltado iniciativa e criatividade para muitas gestões. Qualificar a sociedade com cursos profissionalizantes, utilizar recursos para estruturar pequenos negócios e facilitar subsídios são pontos importantes. É preciso inovar e fazer acontecer com o que tem. E pra ontem! Só lamentar e culpar A ou B não resolve. Ah, claro, cada munícipe se esforçando para melhorar a sua qualificação e não esperar "cair do céu".

 

Orobó – Depois de alcançar 47% dos votos válidos na última eleição, o ex-vereador Thomas Brito (PSB) começou o ano em “ritmo de campanha”. Mesmo sem mandato, tem visitado famílias e lideranças comunitárias nos quatro cantos do município. Para a eleição de 2022, os nomes dos deputados estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) e federal Rodrigo Novaes (PSD) deverão receber o apoio dele na Terra do Frivolitê. Com o apoio do Palácio do Campo das Princesas, Thomás deverá promover ações no município. Inclusive, já tem cursos profissionalizantes prometidos.

 

Na ativa – De olho na disputa por uma vaga de deputado federal em 2022, o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) tem visitado prefeitos pernambucanos que possam colaborar na eleição. Nos últimos dias, “Mendoncinha” esteve debatendo educação com o prefeito de Olinda, professor Lupércio (SDD), e acompanhando o início da vacinação contra a Covid-19 em Belo Jardim, atendendo um convite do prefeito Gilvandro Estrela (DEM). Mendonça sempre mantém boa votação na capital pernambucana e sabe que precisa ganhar “corpo” no Interior do Estado.

 

Rápidas

 

Casinhas – A prefeita Juliana de Chaparral (DEM) disse durante entrevista concedida à Rádio Jornal Limoeiro que os recursos destinados para combater a pandemia foram gastos de forma desordenada no mês de dezembro. Ela tenta descobrir como e onde o valor foi aplicado pelo ex-prefeito João Câmelo (PSB).

 

Limoeiro – O prefeito Orlando Jorge (PODE) adiou a audiência pública que estava marcada para hoje. Ele justificou que ainda não teve acesso a todas as informações contábeis da gestão anterior. Falou que não vai governar falando em “gestão passada”, mas precisa apresentar ao povo dados da transição para não ser omisso e responder por possíveis problemas.

 

O povo quer saber – Até quando os “nossos representantes” vão gastar combustível com viagens aéreas para articular votos para as eleições do Congresso Nacional?