domingo, 5 de julho de 2020

Governo autoriza reabertura do comércio atacadista em Bezerros e Caruaru


A partir desta segunda-feira (06), os municípios de Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste do Estado, retornarão à segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco. Após 10 dias cumprindo isolamento social rígido - por determinação do Governo do Estado - as duas cidades registraram redução no número de casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Caruaru saiu de um índice médio de isolamento social de 35%, chegando a atingir 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O retorno à segunda etapa do Plano consiste, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, no retorno do comércio atacadista.

Com o retorno de Caruaru e Bezerros para a etapa 2 do Plano de Convivência, todos os municípios que compõem a Microrregião de Saúde II agora estão no mesmo estágio. A partir desta segunda, entram na etapa 5 todas as cidades da Macrorregião I, incluindo a região de Palmares. Entre alguns dos municípios que avançarão para a quinta etapa estão Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife; Goiana e Carpina, na Zona da Mata Norte; e Limoeiro e Bom Jardim, no Agreste Setentrional. Já as macrorregiões III e IV seguem na etapa 4.