Coluna Política | O bom exemplo começa em casa


Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu mudanças no calendário das eleições municipais deste ano. Estamos em fase de pré-campanha eleitoral. Assim estabelece a programação de datas, mas, na prática, as movimentações estão bem mais avançadas. O provérbio “A Justiça, para ser boa, começa por casa” vem para alertar os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador.

Diante dos riscos de transmissão da doença, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que os pretensos candidatos cumpram às determinações sanitárias conforme os decretos estaduais e municipais. As promotorias de justiça de Gravatá e Ipojuca deram os “primeiros passos” e notificaram os respectivos prefeitos para que reúnam as equipes de vigilância sanitária e determinem orientação e fiscalização diária e permanente.

Não tem novidade para ninguém: utilizar máscara e evitar reuniões ou qualquer tipo de encontro que gerem aglomerações. A promotoria de Gravatá foi mais incisiva ao orientar que os agentes de fiscalização encaminhem à delegacia os pré-candidatos que não respeitarem às regas para a lavratura de procedimento investigatório por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (Artigo 268 do Código Penal).

Bolsa – Tramita do Senado um Projeto de Lei que cria a Bolsa Estudantil Emergencial. De autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), a proposta foca os alunos matriculados em instituições privadas de educação básica e superior que comprovarem redução da renda familiar em razão da pandemia. O petista propõe que o benefício seja financiado pela União, regulamentado pelo MEC e siga durante o decreto de calamidade. O valor da bolsa será variável e correspondente à mensalidade paga pelo estudante mensalmente. Será mais um fardo nas costas do Governo?

Sim – O deputado federal André de Paula (PSD) adiantou em suas redes sociais que votará sim pelo novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A votação acontece hoje. O parlamentar disse que a proposta assegura investimentos para que milhões de alunos brasileiros tenham educação pública de qualidade. Pelo texto que tramita na Câmara dos Deputados, o Fundeb passa a ser permanente com maior participação da União. Pelas regras atuais, o Fundo valerá até o fim de 2020.

Bom Jardim – O veículo da vereadora Ana Nery foi atingido por aproximadamente seis disparos de arma de fogo na noite de ontem. O crime ocorreu nas proximidades do Sítio Espera, zona rural do município. Além dela, um irmão e um primo também estavam no carro. Ninguém ficou ferido. A vereadora disse que os tiros foram efetuados por dois homens numa motocicleta. A dupla não foi identificada e a motivação é desconhecida. O caso foi registrado no plantão da delegacia de Surubim. “Ana Nery de João Pretinho”, como é conhecida, está no primeiro mandato. Ela também presidiu o Sindicato Rural.

Rápidas

Nazaré da Mata – Rostand Negromonte vem como a aposta do MDB na disputa pela cadeira de prefeito. Ele esteve reunido com o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) e com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) para alinhar a caminhada. Com isso, FBC amplia bases no Agreste.

Celebração – Hoje, Marco Maciel completa 80 anos. Vítima de Alzheimer, o ex-vice-presidente da República, sob os cuidados da família, leva uma vida reservada. Mas segue lembrado por políticos novos e veteranos. Em tempos de corrupção, a conduta dele será referência vitalícia.

O povo quer saber – Qual será o primeiro bloco de oposição a ceder na disputa pela prefeitura do Recife?