segunda-feira, 13 de julho de 2020

Coluna da Segunda | Conquistar o voto e combater o coronavírus


As regras e recomendações estabelecidas pelos profissionais de saúde não são mais novidade para ninguém. Que o distanciamento social e o uso de máscara de proteção são fundamentais para evitar a transmissão do coronavírus já cansamos de ouvir. Mas, em ano de eleição municipal, difícil mesmo será controlar pré-candidatos e simpatizantes. Com a reabertura gradual das atividades econômicas, será cada vez mais comum ver um número maior de pessoas nas ruas.

Para o cenário econômico, sempre cito que entre o recomendado e a necessidade das pessoas existe uma lacuna muito grande. Cada um sabe onde o “sapato aperta”. Contudo, pondero ao ressaltar que a prevenção é necessária. Por isso, a campanha eleitoral também precisará se adequar ao momento. Conquistar o voto do eleitor continuará sendo a principal meta dos candidatos, porém, preservar a vida de todos sempre será a prioridade zero.  

Homenagens – O aniversário de 25 de Emancipação Política de Casinhas foi marcado pelas homenagens. Por conta da pandemia, os políticos utilizaram as redes sociais para não passar em branco. Cada um que investisse na produção do seu material para impactar. Principalmente, quem está de olho na disputa eleitoral.

Sem intervalo – O prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga (PSD), tem utilizado o volume de obras como principal “cartão de visita” na pré-campanha. Mas o gestor não perde tempo na hora de articular e somar novos apoios. A adesão do ex-diretor de Cultura, Eric Leonardo, deixou isso bem claro.

Aguardando – Já a via de oposição feiranovense tem visto nomes deixar o grupo. Mesmo com a chegada do vice-prefeito Salu e do filho e vereador Júnior, a “engrenagem” ainda não pegou velocidade. Na “Terra da Farinha”, o apoio mais efetivo do Palácio é aguardado com ansiedade. Isso já aconteceu em Orobó.  

Rápidas

Enquetes – Diversos pré-candidatos vibram com os resultados das enquetes, mesmo sabedores que muitos eleitores nem votam naquele município. A decepção na abertura das urnas pode ser grande.

Sinal de Alerta – Os números do pré-candidato a prefeito do Recife, João Campos (PSB), mostram que a eleição não será tarefa fácil na capital. Também pode ser o início do declínio da Frente Popular.

O povo quer saber – Marcelo Motta (Avante) confirmará Wilson do Fiteiro como candidato a vice?