domingo, 14 de junho de 2020

Professores contratados retornarão com carga horária reduzida em Limoeiro


Professores que tiveram os contratos com a Prefeitura de Limoeiro suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus estão sendo convocados para retornar as atividades. Como ainda não existe data definida para o reinício das aulas presenciais, os profissionais contratados também atuarão no ensino a distância com a aplicação de atividades remotas, modalidade adotada pela Secretaria de Educação e Esportes para sequência do ano letivo.

Apesar do retorno ao trabalho, a carga horária dos contratados será reduzida, consequente, o valor do salário também. Porém, em contato com a reportagem da Rádio Jornal Limoeiro, a secretária de Administração, Fernanda Melo, afirmou que os professores não terão a carga horária inferior a 50% da concedida anteriormente. Segundo ela, a nova carga vai depender das atividades que serão determinadas através de cronograma estabelecido pela pasta da Educação. Um profissional, por exemplo, pode ter a carga horária com 50, 60 ou 70% se comparada com a de antes da pandemia.

A quantidade de atividades será informada previamente e individualmente a cada professor. Em seguida, a listagem com os nomes dos servidores convocados seguirá para Secretaria de Administração reativar o contrato e gerar a folha de pagamento. A prefeitura não informou qual o dia do retorno. Diversos funcionários tiveram os contratos suspensos no fim da primeira quinzena do mês de abril. No início do maio receberam o salário do mês anterior proporcional. No mês de maio ficaram sem pagamento e receberam cesta básica como ajuda.

Ainda em contato com a reportagem, Fernanda Melo disse que a suspensão se deu pela ausência da prestação do serviço. Com isso, segundo a secretária, não existiu a possibilidade jurídica para manutenção do pagamento. Outras prefeituras da região seguiram o mesmo posicionamento de Limoeiro, mas por outro lado, houve prefeitos que decidiram manter os contratados com atividades remotas e pagando os salários normalmente.