Coluna da Segunda | Recursos da pandemia na mira da população


Diante dos recursos exclusivamente destinados às ações de combate ao novo coronavírus, além dos órgãos de fiscalização estaduais e federais, os governadores e os prefeitos estão na mira da população. O cidadão é o principal fiscal. Com os atributos dos portais da transparência e da ampla publicidade adotada pelos ministérios, o popular sabe quanto entra nos cofres das prefeituras em tempo real. Gestor que não seguir a “cartilha” pode dar um “tiro no pé”.

Para os prefeitos que vão tentar a reeleição é “teste de fogo”. Quem não conseguir tomar decisões acertadas para conter o vírus e, ainda por cima, utilizar o dinheiro de forma indevida, possivelmente, assinará o termo de derrota. Tudo isso sem falar no atuante trabalho realizado pela Polícia Federal para combater os desvios de recursos públicos em parceria com os Tribunais de Contas e Controladorias. Já deu uma conferida no Portal da Transparência da prefeitura onde você mora?

Limoeiro – Os cinco pré-candidatos a prefeito seguem com os projetos políticos ativos: João Luís (PSB), José Quirino (PTC), Marcelo Motta (Avante), Orlando Jorge (PODE) e Rosejara Ramos (SDD). A última eleição que reuniu cinco nomes na majoritária foi em 1992. Adauto Heráclio, Hamilton Lima, José Artur, Márcio Albuquerque e Virgínia disputaram o cargo  “Zé Artur” saiu vitorioso. Nos bastidores políticos há quem arrisque alguma aliança entre oposicionistas. Mas oficialmente não existe nada.

Glória do Goitá – Depois de conseguir autorização judicial, a prefeita Adriana Paes (PSD) inaugurou um hospital de campanha com capacidade para 32 leitos. As instalações foram feitas numa casa que pertence à família dela. Por isso, a oposição entrou com uma ação, alegando enriquecimento ilícito, mas a defesa da prefeita conseguiu reverter ao apresentar documentos que mostram que as melhorias estruturais no imóvel não geraram despesas ao cofre da prefeitura.

Enquetes – Têm pré-candidatos a prefeito e a vereador tão preocupados com enquetes nas redes sociais que fazem até “campanhas internas” para que os familiares, amigos, cachorros e papagaios votem. Quando já ocupantes de cargo, alguns até determinam que os comissionados, assessores e contratados votem, votem e votem. Quando finalizada a enquete, começa o barulho. Muitas vezes agir assim é enganar a si próprio. Quando a urna é aberta vem a desilusão.

Petrolina – O ex-prefeito Júlio Lóssio é aposta do PSD na disputa pela prefeitura de Petrolina. Candidato a governador pela REDE na última eleição, Lóssio passou dos 25 mil votos na cidade sertaneja. O resultado local o animou para disputa municipal, mesmo sabendo que o cenário é bem diferente.

Bom Jardim – O deputado federal Carlos Veras (PT) confirmou que, por meio de emenda parlamentar, o município receberá um trator agrícola. A máquina deverá ser utilizada pelos agricultores. O parlamentar disse que a solicitação partiu do seu apoiador e presidente do PT Maciel Santos.

O povo quer saber - Os grupos políticos vão respeitar o distanciamento social e realizar as convenções de forma virtual?