terça-feira, 23 de junho de 2020

Coluna da Terça | Limoeiro de cinco opções


O período das convenções aproxima-se e com ele a formação das chapas majoritárias. No município de Limoeiro, quem afirmou que só chegariam dois concorrentes na fase da campanha errou. O que vai acontecer quando a largada oficial for dada só o tempo responderá. Pelo “andar da carruagem”, os cinco postulantes seguem firmes e decididos com seus projetos políticos: João Luís (PSB), José Quirino (PTC), Marcelo Motta (Avante), Orlando Jorge (PODE) e Rosejara Ramos (SDD). Sobre os possíveis candidatos a vice, tudo segue indefinido.

Dos cinco pré-candidatos, os quatro homens já ocuparam a majoritária e sentiram o “sabor” da vitória. João e Quirino, como prefeito; enquanto Marcelo e Orlando, como vice. Rosejara já foi gestão como secretária na pasta educacional, porém, no campo político, será a primeira disputa. Isso mostra que todos são conhecidos nos quatro cantos do município e, na hora de pedir o voto, terão que prestar contas do que fizeram ou deixaram de fazer. Há quem diga que o cenário com cinco favorece o atual, que tentará a reeleição. Contudo, ele terá que vencer primeiro o desgaste de estar na cadeira.

Passira – O nome da médica Ataline Ramos (PRB), anunciado como pré-candidata a vice-prefeita pelo grupo da situação, repercutiu bem nos corredores políticos do município. A jovem de 26 anos ocupará o lugar que seria do seu pai, o empresário Zé Ramos, falecido no início deste mês. O fato de ser um nome novo na política lhe rende leveza. Isso tem colaborado para a positiva aceitação. Ao mesmo tempo, terá que mostrar maturidade e, ao lado da prefeita Renya (PP), provar que conhece o município. Ataline também será cobrada por projetos mais amplos para Terra do Bordado e do Milho.

Funbeb – Os deputados integrantes da Comissão Especial que analisa o novo Fundeb (PEC 15/15) pressionam para que o texto seja colocado em votação na Câmara. O atual fundo termina em dezembro e, assim, a educação básica perderá seu principal instrumento de financiamento se o Congresso não aprovar sua renovação. Em reunião com profissionais da educação do Agreste, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), vice-presidente da Comissão Especial, adiantou que pode haver uma flexibilização do valor da contribuição da União no primeiro ano de vigência do fundo permanente. Mas manterá o percentual de 20% para ser atingido em 2026.

Testagem – O prefeito de Vicência, Guiga Nunes (Cidadania), anunciou o início dos estudos para identificação e prevenção do coronavírus no município. Para isso, autorizou a ampliação da capacidade de testagem aleatória. Também adiantou que a ação seguirá para comunidades e distritos. Ao apresentar o resultado de 75 testes, o gestor ressaltou o número de recuperados que não sabiam da doença por não apresentarem sintomas e reforçou a necessidade dos cuidados preventivos. Guiga tem sabido mesclar gestão e política. Vai tentar a reeleição numa situação estável.

Rápidas

Em campo – O ex-vereador Zé Nilton (PODE) segurou a barra sem mandato e conseguiu manter o ritmo do trabalho. Soube dar um passo para trás para no futuro, quem sabe, dar um mais largo. Vai pra disputa de vereador com serviço prestado. Tem circulado sem dificuldade pelos quatro cantos de Limoeiro. Mas Zé também precisa atentar que muita coisa muda em quatro anos e, por isso, deve manter o ritmo como se fosse a última semana de campanha. 

Feira Nova – Depois de quatro anos, a história se repete. Na disputa pela prefeitura da “Terra da Farinha”, dois candidatos, ou melhor, os mesmos candidatos de 2016. Pela situação, tentando a reeleição, Danilson Gonzaga (PSD). Representando a oposição, a engenheira Juliana Chaves (PSB). O prefeito vem com os apoios do deputado estadual Joaquim Lira (PSD) e do federal Ricardo Teobaldo (PODE). Juliana é a aposta dos corredores palacianos.  

O povo quer saber – Quem será o primeiro pré-candidato a prefeito de Limoeiro a anunciar o vice?