sexta-feira, 26 de junho de 2020

Coluna da Sexta | Sérgio Moro e o discurso politizado


O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sempre tem o nome lembrado quando o assunto é 2022. Muito cedo para pensar? Sim. Mas apenas no discurso. Na prática, todos sabem que nos corredores de Brasília o assunto sempre está nas pautas diárias. Durante entrevista à Rádio Jornal, Moro manteve o estilo sereno, mas sem deixar de responder aos questionamentos. Pediu reserva apenas quando perguntado sobre domicílio e segurança pessoal. Educadamente, disse que não comentava sobre os assuntos e que ficaria devendo a resposta.

Sobre uma possível candidatura a presidente, o ex-juiz federal não confirmou nem descartou. Foi breve ao comentar que o país tem assuntos mais importantes, citando pandemia e economia. Sérgio fez um discurso ponderado, contudo, crítico ao Governo Bolsonaro. Numa “alfinetada” educada, deixou a mensagem de que os governantes não podem perder tempo para discutir assuntos da Guerra Fria. Quando chamado de “traidor” pelos ouvintes, foi categórico ao responder que os eleitores devem analisar as promessas de campanha com a prática na gestão. Resumindo: Moro candidato não seria surpresa.

Prioridade – Uma reunião realizada com todos os presidentes de Regionais do PT no Brasil, a presidente do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, deixou muito clara a prioridade que será dada à eleição de Marília Arraes à Prefeitura do Recife. Há quem não acredite e ache que a petista poderá ser “rifada” mais uma vez. Porém, neste momento, Gleise  não demonstrou qualquer preocupação com as manifestações contrárias vindas de aliados que possam querer não seguir as orientações do partido. No fundo, Marília já sabe quem está com o partido e quem não.

Limoeiro – O atolamento de uma caçamba da própria prefeitura no Distrito de Vila Urucuba (Cedro), na tarde de ontem, voltou a gerar transtornos aos moradores. A situação acabou sendo a “gota d’água” para dezenas de comentários negativos. Morador da comunidade, o vereador Daniel (PODE) gravou um vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais. “Gestão incompetente e sem planejamento erra mais uma vez”, disparou o oposicionista. Daniel pediu que o prefeito (João Luís – PSB) aprenda a trabalhar e evite “jogar dinheiro fora”.

Homenagem – Um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PR) visa a adotar o escritor Ariano Suassuna (em memória) como Patrono da Cultura de Pernambuco. Na justificativa, Queiroz fez menção ao legado do idealizador do Movimento Armorial e defensor da Cultura Nordestina. O parlamentar também lembrou que o romancista tem reconhecimento mundial por sua dedicação à cultura da região e por suas recriações a partir das manifestações populares. Pelo que representou Suassuna, acredito que o projeto não enfrentará resistência na votação.

Rápidas

Pente Fino – Um levantamento feito em parceria entre o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União (CGU) apontou que um total de 15.061 servidores públicos pernambucanos receberam indevidamente o auxílio emergencial. E pensar que muitos que precisam tiveram o cadastro negado ou permanece em “análise interminável”. 

De olho – Com a aproximação do período eleitoral, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem mantido o "olhar" nas possíveis irregularidades praticadas por agentes políticos. Para que atentem quanto ao cumprimento da legislação eleitoral, prefeitos e vereadores estão recebendo recomendações.

O povo quer saber - Marcelo Motta (Avante) optará por um comerciante como companheiro de chapa?