quarta-feira, 6 de maio de 2020

Coluna da Quarta | Política desacelera, mas não cessa


A pandemia do novo coronavírus motivou a suspensão de centenas de atividades. A movimentação política, que ficava efervescente com o fim do período da janela partidária, sofreu desaceleração, pois nunca cessa em sua totalidade. Essa história de palanque desarmado só existe da "boca pra fora". O que ocorreu foi a ocultação das articulações. Falar de política partidária diante do atual cenário seria "atirar" no próprio pé. A sociedade não aceitaria, sem falar no desgaste pré-campanha, o que é horrível para qualquer pré-candidato.

Nos bastidores, política é prato diário. Tem até o famoso “pula-pula” durante a pandemia. O toma lá dá cá é quase explícito nos corredores de BR. Imagina nos torrões espalhados pelo Brasil. Quem está no poder quer mostrar serviço, mesmo que em tom solidário, para melhorar a imagem diante do eleitorado. Quem está fora busca mostrar falhas do adversário e ser a oposição dos sonhos. Inegável que cada um dos lados cumpre o seu papel. Se agrada ao eleitor, aí é com eles e outubro próximo, se o calendário eleitoral não sofrer mudanças.

Parabenizando – A deputada federal Marília Arraes (PT) fez questão de destacar o nome do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, hoje, ao parabenizar o município sertanejo pelos 169 anos de emancipação. Na postagem, ela lembrou o acolhimento que teve e sempre tem ao pisar em Serra. Na última pré-campanha para o governo estadual, Duque "arregaçou as mangas", desde o início, e embarcou com a petista no projeto, que mais tarde acabou rifado pelo PT Nacional.

Decidido – Josemir Barreto é a aposta do partido Republicanos na disputa pela prefeitura de Palmeirina, no Agreste do Estado. Além de abonar a filiação, o presidente estadual do partido, deputado federal Silvio Costa Filho, tem renovado constantemente o apoio pessoal e da sigla, além de elogiar o perfil do pré-candidato. Como justificativa da escolha pelo Republicanos, Josemir citou seriedade e ascensão nacional do partido. Sem alarde, a sigla segue marcando espaço do Litoral ao Sertão.

Constante – Olinda, comandada pelo professor Lupércio (Solidariedade), abriu a semana e segue entre os melhores índices de isolamento social do Estado. O ranking é monitorado pelo Ministério Público de Pernambucano, por meio de geolocalização de celulares. Hoje, o professor emplaca mais uma ação de combate à pandemia. Lupércio assinou termo de compromisso com o Hospital do Tricentenário para a colocação de novos 30 leitos, totalizando 150 em funcionamento na "Cidade Histórica".

Rápidas

Caruaru – A prefeita Raquel Lyra deverá anunciar o destino das festividades juninas até o fim desta semana. As estatísticas não sinalizam cenário favorável para eventos no mês de junho. Mas, a gestora poderá seguir o mesmo caminho de Campina Grande (PB) e adiar para o fim do ano.

PAD – A disputa eleitoral segue nos grupos de WhatsApp de Passira. Tem opções para todos os corações. É o que batizo de Política a Distância (PAD). Os debates são quentes e, notoriamente, polarizado entre a prefeita Renya Carla (PP) e o ex-prefeito Silvestre (PSD).

O povo quer saber – O prefeito de Limoeiro vai escolher um nome do comércio para compor chapa?