domingo, 5 de abril de 2020

Sintepe vai ao MPPE contra obrigatoriedade de aulas não-presenciais


Em contraponto à portaria da Secretaria Estadual de Educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) emitiu uma nota, neste domingo (5), posicionando-se contrário à obrigatoriedade de aulas à distância (EAD) durante a pandemia do novo coronavírus. No documento, o sindicato classifica como inviável a obrigatoriedade das aulas da rede estadual pela TV Pernambuco e Internet (Canal no Youtube). Confira abaixo a nota na íntegra:

“O Sintepe, reiteradas vezes, na última semana, vem se posicionando contra as Portarias da Secretaria de Educação que orientam as escolas da rede estadual para encaminharem aulas e atividades pela internet.

As notas explicativas do Sindicato anteriormente emitidas são cristalinas no sentido de apontar a absoluta inviabilidade de tal medida em seu caráter obrigatório, pois que, entre tantos outros motivos, desconsidera o conhecido desamparo tecnológico, de parcela, daqueles que estudam ou laboram na rede estadual.

Assim, pelos motivos óbvios e concretos, repetidamente apresentados pelo Sindicato, protocolaremos representação junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta segunda-feira (06/04), contra a obrigatoriedade das atividades não presenciais constantes das Portarias da Secretaria de Educação.

O Sintepe, por princípio, defende que toda e qualquer ação do Poder Público, e nesse nosso caso específico não pode ser diferente, assegure a universalidade, a equidade e a qualidade do processo de ensino e de aprendizado. Por isso, não concordamos com essas medidas paliativas que são excludentes e segregadoras”, Direção do Sintepe.