sábado, 25 de abril de 2020

Governo leva aplicativo Atende em Casa para o Agreste e Sertão


O Governo de Pernambuco vai expandir, a partir deste sábado (25), o funcionamento do aplicativo Atende em Casa para os municípios de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara através de vídeo divulgado nas redes sociais. A ferramenta, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários, sendo indicada para pessoas que apresentem sintomas gripais.

Além do Recife, que estreou a iniciativa, o aplicativo começou a funcionar em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe. A expectativa é que, ao longo dos próximos dias, a ferramenta esteja disponível para todas as cidades que compõem a Região Metropolitana, além de outros municípios localizados na Zona da Mata e Agreste. Lançado no dia 26 de março em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo já atendeu mais de 6 mil pessoas com sintomas ou condição de gravidade; cerca de 2 mil pacientes foram orientadas a procurar um serviço de saúde para consulta.

Cerca de 70 profissionais foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde para atuarem no Atende em Casa, sendo orientados quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde. Nos próximos dias, os profissionais que estavam afastados de suas funções por serem dos grupos de risco para o novo coronavírus, devem ser convocados para reforçarem as escalas de plantões do Atende em Casa.