quarta-feira, 22 de abril de 2020

Governo do Estado inicia pagamento dos cachês do Carnaval 2020


Artistas e grupos de cultura que fizeram parte da programação do Carnaval de Pernambuco 2020 começaram a receber seus cachês a partir dessa terça-feira (21). O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, fará o pagamento de cerca de R$ 3 milhões, correspondente à metade do valor investido no período carnavalesco. Segundo o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freire Neto, o restante do valor será quitado até o dia 30 de maio.

Cerca de 334 artistas, bandas e grupos de cultura popular serão alcançados. Segundo estimativas da Fundarpe, mais de 9 mil pessoas devem receber seus cachês neste primeiro momento, já que as apresentações envolvem profissionais de produção, músicos que acompanham o show, técnicos de som, luz e produção, bailarinos, roadies, carregadores, motoristas e demais auxiliares.

Apesar do volume de recursos que precisa ser investido no combate ao novo coronavírus, o Governo do Estado disse que a cadeia produtiva da arte e da cultura também está sentindo muito os efeitos dessa crise. Sempre é muito comum ouvir desses profissionais que o setor artístico foi o primeiro a parar e será o último a voltar. Grande parte vem sendo assistida por doações de cestas básicas e ajuda de familiares.