segunda-feira, 13 de abril de 2020

Glória do Goitá implanta triagem preventiva na Unidade Mista

Foto | Gilmar Santos - Divulgação
Com o avanço do novo coronavírus, o município de Glória do Goitá está intensificando as ações preventivas. Na tarde desta segunda (13), durante entrevista ao repórter Gilmar Santos (Goitacaz FM), o secretário municipal de Saúde, Artur Mizura, passou detalhes da estrutura de isolamento que está sendo montada na emergência da Unidade Mista Maria Gaião Guerra. Com a nova medida, os pacientes passarão por um processo de triagem antes de receber a ficha de atendimento: medição da temperatura do corpo, aferição de pressão arterial e teste glicêmico.

De acordo com o secretário, caso o morador apresente sintomas do coronavírus, será encaminhado para uma ala de atendimento especial e isolada. Artur também orientou que, para as demandas mais simples, a exemplo de retirada de um medicamento, o paciente procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da área onde reside. “Isso evitará um número maior de pessoas circulando pelo ambiente hospitalar e, com isso, impedirá a possível proliferação do vírus”, justificou.

Uma barreira no portão da unidade também impedirá a entrada de populares que circulam aleatoriamente pelo local. Para isso, além dos vigilantes municipais, foram contratados seguranças particulares. Já os disciplinadores terão a missão de organizar a entrada dos veículos. Segundo Mizura, apenas ambulâncias terão acesso. “Mas caso algum paciente necessite de um atendimento de urgência e seja socorrido em carro particular, terá o acesso liberado”, garantiu.

Barreira - Outra medida anunciada pelo secretário foi a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Os veículos serão desinfectados e os visitantes responderão um questionamento. Eles também serão orientados sobre os cuidados necessários com a higiene pessoal. Atualmente, Glória do Goitá tem um caso confirmado e 3 suspeitos. Por fim, Artur Mizura pediu tranquilidade aos glorienses e reforçou que as pessoas respeitem o distanciamento social.