sábado, 8 de fevereiro de 2020

Instituições e blocos firmam acordo para o Carnaval de Gravatá


Gravatá: Prefeitura, Bombeiros, PM e Conselho Tutelar comprometem-se a garantir Carnaval seguro e organizado

O prefeito de Gravatá e representantes do Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Comando de Polícia Militar (PMPE) firmaram perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) buscando estabelecer medidas que promovam a melhoria na segurança e na organização das programações carnavalescas do município.

Segundo o documento, a órgão municipal comprometeu-se a providenciar o encerramento e desligamento de todo tipo de aparelho que emita som até no máximo 1h da madrugada, durante a semana pré-carnavalesca, e até às 2h da madrugada, durante o período de carnaval, nos eventos promovidos pelo município, bem como, nos desfiles de blocos, troças e outros focos de animação.

A prefeitura deverá ainda ordenar a distribuição dos vendedores ambulantes, carroças de churrasquinhos e similares; providenciar o isolamento prévio das principais vias de acesso aos blocos, proibindo a entrada de veículos automotores nos focos de animação; e fiscalizar a concentração e desfile dos blocos e troças carnavalescas promovidos por particulares e autorizadas pelo município.

Além disso, caberá ao município orientar e fiscalizar os vendedores de bebidas, advertindo para o uso de copos descartáveis e não comercialização em vasilhames de vidros, bem como que não vendam bebidas alcoólicas a menores de 18 anos; disponibilizar banheiros públicos móveis para a população; providenciar a limpeza urbana e desinfecção dos cestos de lixos; e garantir a presença de uma ambulância e pessoal qualificado para prestar os primeiros socorros e a remoção dos acidentados para o hospital municipal. 

O não cumprimento dos termos implicará pagamento de multa de R$ 5.000,00 por item descumprido. O dinheiro arrecadado com as multas será revertido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A assinatura do TAC ocorreu em reunião realizada na última quinta-feira (6), no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Gravatá, e também contou com a presença do Secretário de Turismo Cultura, Esporte e Lazer do município e de representantes dos blocos carnavalescos. (Com informações do MPPE)