quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Coluna da Quarta | Destino de Nóbrega dificultará vida do PSB em Surubim


A recente declaração do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) sobre o ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega (PSB), “apimentou” os bastidores políticos na Terra da Vaquejada. FBC revelou que o partido está articulando a filiação do médico de olho nas eleições municipais deste ano. Com isso, fica cada vez mais real a possibilidade de Flávio voltar a disputar a prefeitura de Surubim. Além do possível ingresso dele no MDB, outro fato novo seria a aliança política entre os “Nóbregas e os Britos”. Um então integrante da gestão de Flávio garantiu ao blog que a futura chapa majoritária está apalavrada.

Atualmente, o vereador Fabrício Brito (PSB) preside a Câmara de Vereadores de Surubim e integra a base da prefeita e colega de partido, Ana Célia (PSB). Mas o nome indicado para compor chapa com o ex-prefeito seria o do irmão dele, Fernando Brito, empresário do segmento alimentício. Nenhum deles ainda declarou publicamente a aliança, contudo, a nossa fonte disse que agora é questão de dias. E ainda na página da política surubinense tem o filho de Flávio, Guilherme Nóbrega (PSB), que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito. Apesar de não existir declaração oficial das partes (prefeita e vice), pelas atitudes o rompimento político aconteceu faz tempo.

Rachado – O Partido dos Trabalhadores (PT) está dividido em Limoeiro. A atual presidente Cristiane Barbosa comanda a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e levará a sigla para o palanque do prefeito e pré-candidato à reeleição João Luís (PSB). Mas nem todos os filiados e militantes do partido seguirão. Nomes históricos do PT, a exemplo do professor Fernando Melo, estarão no grupo do pré-candidato Orlando Jorge (PSD). Há um bom tempo o PT não se encontra. "A velha guarda do PT não foi ouvida", comentou um militante. O racha se repete a nível estadual de forma acentuada.

Concorrida – A posse do novo presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE), conselheiro Dirceu Rodolfo, ontem, no auditório da sede, foi bastante prestigiada pelo mundo político. Na mesma solenidade, o conselheiro Ranilson Ramos assumiu a vice-presidência. No discurso, Dirceu deixou claro que a sua gestão estará focada no cidadão. O conselheiro quer o TCE no zelo das políticas públicas – o que reflete na garantia de ações nas áreas da saúde, saneamento, educação e segurança.

Carta na Manga – O pré-candidato a prefeito de Limoeiro, Marcelo Motta (PSB), tem se debruçado nas recentes pesquisas que teve acesso. O que o anima é a baixa rejeição. É bem mais fácil crescer numa campanha do que desfazer a imagem desgastada. O agrônomo ainda não definiu para qual partido deve seguir, mas se a aliança política com a Família Coelho se consolidar, Motta dará passos mais sólidos rumo às eleições deste ano. Ele não polariza com nenhum grupo, evita opinar sobre polêmicas e segue no porta a porta. Acredito que Marcelo adotou uma estratégia mais econômica.

Rapidinhas

São José do Egito – O deputado federal Carlos Veras (PT) declarou apoio ao nome de Rona Leite para disputa da prefeitura. O petista reuniu membros do diretório municipal e deu o recado. O anúncio foi feito numa emissora de rádio da cidade.

Proximidade – Os pré-candidatos a prefeito de Lagoa do Carro, Tota Barreto (PSB) e Gleibinho Amorim (DEM), estão cada vez mais juntos. As recentes aparições aumentam a possibilidade de unidade. A parceria poderá engrossar o “caldo” contra a prefeita Judite Botafogo (PSDB).

O povo quer saber – Quais serão as novas mudanças na equipe planejadas pelo prefeito de Limoeiro?