segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Coluna da Segunda | Partido político está cada vez mais "descartável"


No passado, ideologia era o princípio da formação política de todo cidadão. Simplesmente, o homem precisava ter um lado definido. Embates históricos eram registrados e, independente do resultado negativo no pleito, o político se mantinha firme com suas idéias na sigla que tanto defendia. Não existia o famoso "pula-pula". O tempo passou, as coisas mudaram e partido político perdeu a importância que outrora teve. Hoje, são apenas siglas que servem de passagem, hospedagem ou “barriga de aluguel”. Tem político que muda de partido a cada nova eleição. Fica só esperando a janela partidária abrir para pular. Esse tipo nem a sombra dele merece confiança. 

Para muitos não existe ideologia, não existe grupo, não existe lado. O que lhe for mais conveniente acaba sendo o “escolhido”. Observem que tudo o que é dito no palanque durante a eleição muda com apenas alguns meses ou com uma simples “conver$a” com o adversário, mas que passa a ser aliado. Projetos defendidos meses antes caem no esquecimento. Palavras ficam jogadas ao vento e o eleitor acompanha tudo sem ser lembrado. Eu sempre digo que em milhares de municípios existem dois grupos: o que está no poder e o que quer estar. É incrível como as declarações de “amor eterno” na política acabam num piscar de olho. Sem falar nos grupos que se acham donos do partido, inclusive, negociando até candidaturas. Portanto, reflita. 

Lançamento - O professor e deputado estadual Paulo Dutra (PSB) participará do lançamento, amanhã, às 17h, na biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), do livro "Além do Olhar: Práticas, Relatos e Pesquisas sobre as Políticas Públicas de Educação Integral e Profissional em Pernambuco". A obra é uma coletânea de artigos de autoria de dez educadores que atuam diretamente na gestão da Educação Integral e Profissional, entre os muitos nomes, o do próprio parlamentar. Para Dutra, o material entrará para a história educacional do estado, servindo de referência e pesquisa.

Internacional - O lançamento do Programa Ganhe o Mundo Técnico está na agenda de hoje do governador Paulo Câmara (PSB). A solenidade ocorre no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a partir das 11h. O Programa contemplará jovens matriculados nas escolas técnicas de Pernambuco, tendo a Inglaterra como novo país de destino. A primeira edição vai embarcar 15 estudantes de 14 Gerências Regionais de Educação para a Bournemouth and Poole College, onde irão cursar as matérias da base comum (inglês, matemática e educação física) e as disciplinas de conteúdo técnico equivalente aos cursos profissionalizantes em que estão matriculados no Brasil.

Avante - Na última sexta-feira, 6, o Avante reuniu centenas de políticos em um hotel de Gravatá para o encontro regional da sigla. Em Pernambuco, o partido é capitaneado pelos irmãos Sebastião e Waldemar Oliveira, enquanto a nível nacional está sob o controle do deputado federal Luís Tibet. O uso adequado e a potencialidade das redes sociais, além das novas regras eleitorais para as eleições municipais estiveram na pauta do encontro. Entre os presentes estiveram os deputados estaduais, Fabrízio Ferraz, Henrique Filho e Rogério Leão, o federal André de Paula, assim como os ex-deputados Henrique Queiroz e José Marcos.

Rapidinhas

Limoeiro - O ex-vereador Zé Nilton (PP) abriu, no último sábado, 7, contagem regressiva de cem dias para o bloco carnavalesco que ele realiza há vários anos no período pós folia de momo: Bloco do Zé. Em ano de eleição, o evento também é termômetro do clima político e das possíveis alianças partidárias que se formarão nas convenções.

Caruaru - Durante passagem pela Capital do Forró, na última sexta, 6, o deputado federal André de Paula (PSD) fez questão de reafirmar a pré-candidatura a prefeito de Raffiê Dellon (PSD). Em 2016, o jovem foi candidato a vice na chapa com Tony Gel (PMDB), mas em 2020 pensa num protagonismo maior.

O povo quer saber - Até quando seguirá as incertezas da união entre PT e PSB em Pernambuco?