quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Coluna da Quinta | PCdoB realiza conferência e planeja 2020


O PCdoB realiza, hoje e amanhã, conferência estadual para debater e aprovar o seu projeto eleitoral para 2020, além de escolher os integrantes do Comitê de Pernambuco. O partido prevê candidaturas majoritárias em 30 cidades. Um dos mais empolgados com o momento da sigla é o deputado estadual João Paulo. Ontem, durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), João declarou que se sente acolhido e honrado no Partido Comunista do Brasil. Na eleição de 2018, o ex-prefeito do Recife conseguiu uma cadeira na Alepe pelo PCdoB. Antes, o parlamentar teve uma vida política ligada intimamente ao PT.

Atualmente, a sigla vem na linha de frente das manifestações populares e oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). A união com o Partido Pátria Livre (PPL) fortaleceu o PCdoB, mas é inegável que a chegada de alguns nomes também colaborou. No quadro nacional, citamos políticos que fortalecem a voz do partido, a exemplo do governador do Maranhão, Flávio Dino, a ex-candidata a vice-presidente da República, Manuela d’Ávila; a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional, Luciana Santos, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, além dos parlamentares Jandira Feghali, Orlando Silva e Renildo Calheiros.

Animado – O empresário Allan Carneiro (PSD) promoveu um ato de filiação partidária em Santa Cruz do Capibaribe. Pré-candidato a prefeito, ele passou a presidir a sigla na cidade com aval do presidente estadual e deputado federal André de Paula. Em tom otimista, Allan postou nas redes sociais que o ato foi o primeiro passo “rumo ao futuro melhor”. Aproximadamente 300 pessoas participaram do evento político e muitos deles também assinaram a ficha de filiação. Sabendo da importância de ter o maior número possível de candidatos a prefeito em 2020, André esteve na “Capital das Confecções” e compartilhou matéria do encontro em sua página pessoal.

Cautela – Diante da repercussão negativa, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), anunciou a derrubada da taxação do seguro desemprego como compensação do programa de geração de empregos para jovens. FBC adiantou que a cobrança de 7,5% sobre as parcelas será substituída por uma revisão de renúncias fiscais ou repasses do “Sistema S”. Contrários a cobrança, vários aliados do governo Bolsonaro não descartaram uma eventual rejeição da Medida Provisória 905/2019. Cauteloso, o líder na Casa Alta se antecipou aos fatos para evitar um “incêndio”. Querer taxar o seguro desemprego é mexer num enxame de abelhas.

Rapidinhas

Meia dúzia – Um leitor do blog disse que em Passira “tem mais pré-candidatos a prefeito do que eleitor”. Ele brincou ao comentar que seis nomes são comentados na cidade. Historicamente, as disputas por lá contam com dois grupos. Além da prefeita Renya (PP) e do ex-prefeito Silvestre (PSD), quem vai segurar até o fim?

Na estrada – Seguindo os passos do pai, o deputado estadual Júnior Uchoa (PSC) tem circulado o Estado e mantido conexão com as bases. No último domingo, ele esteve em Sairé, quando participou de uma cavalgada. O parlamentar foi recepcionado pelo ex-prefeito Everaldo Dias, seu filho Fernando e Idelbrando, um dos organizadores.

O povo quer saber – Em Limoeiro, tem secretária trabalhando para ser indicada a vice na chapa com Joãozinho?