sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Coluna da Sexta | Orlando Jorge arregaça as mangas e dá largada para 2020

Foto Cortesia | Rafael Melo e Wilker Mattos
O odontólogo Orlando Jorge (PSD) participou de ato político que simbolizou o lançamento da pré-candidatura dele a prefeito de Limoeiro. Ontem, faltando exatamente um ano para a eleição municipal, Orlando disse que deu a largada oficial. Escolhido pelo grupo liderado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), o pré-candidato volta ao protagonismo 23 anos depois. Na eleição de 1996, o ex-secretário de saúde da cidade foi candidato a prefeito, mas não conseguiu êxito. Atualmente, ele atua como secretário de Saúde de Paudalho e preside o Conselho das Secretarias de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE)

Com discurso leve e sem citar nomes da atual gestão, Orlando Jorge bateu na tecla da necessidade de se fazer gestão pública. “Viramos a chave e vamos nos dedicar integralmente a Limoeiro. Se a população assim quiser, vamos fazer uma gestão de responsabilidade. Precisamos reconquistar a autoestima do povo limoeirense. Estudei, estou estudando e estou preparado pra fazer gestão”, sublinhou. Orlando também disse que respeita as demais pré-candidaturas e que está de “braços abertos” para dialogar e unir o campo das oposições.

O primeiro passo de Orlando foi prestigiado por políticos, lideranças, vereadores, profissionais liberais, servidores públicos e comerciantes. Do cenário político estiveram presentes o vice-prefeito e o prefeito de Paudalho, Andre Viana (PCdoB) e Marcelo Gouveia (PSD), respectivamente, o prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga (PSD), o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), e o federal Ricardo Teobaldo (Podemos). Os ex-prefeitos de Limoeiro, Zé Artur e Thiago Cavalcanti, também confirmaram apoios. Os vereadores Roberto Galvão (PSD), Daniel e Luís Antônio (ambos PTB) foram nomes que também participaram do at, além do ex-prefeito de Surubim, Túlio Vieira (sem partido)

Surubim – O ex-prefeito Túlio Vieira está sem partido, mas de documentos prontos para ingressar no Podemos. Pré-candidato a prefeito, Vieira disse que precisa de segurança partidária para disputar a eleição em 2020 e, no presidente estadual do Podemos, deputado federal Ricardo Teobaldo, encontra está confiança. Teobaldo tem pesquisa de consumo interno que mostra rejeição considerável da prefeita Ana Célia (PSB). O resultado fez o deputado soltar: “Túlio será o futuro prefeito de Surubim”.

Assinatura – Hoje, no Seminário Todos por Pernambuco, em Surubim, o governador Paulo Câmara (PSB) assinará um decreto que autorizará o transporte alternativo intermunicipal de passageiros em Pernambuco. Representantes da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) tem circulado o Estado dialogando com loteiros, ouvindo as necessidades e articulando o cadastramento. Desde a sanção da lei federal 13.855/2019, o clima entre loteiros tem sido de apreensão.

De saída – Fonte ligada ao MDB disse que o anúncio do rompimento político entre o deputado federal Raul Henry (MDB) e o governador Paulo Câmara (PSB) é questão de dias. Na verdade, o anúncio de direito, pois de fato aconteceu quando Henry circulou com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), principal adversário do governador, por municípios pernambucanos, com articulações e filiações partidárias. Inclusive, o deputado pode ser o nome da oposição para disputar a prefeitura do Recife. Resta saber como será o comportamento de Jarbas (MDB).

Rapidinhas

Homenageado – Mesmo preso, o ex-presidente Lula (PT) foi destaque ontem. Ele recebeu cidadania honorária de Paris, capital francesa. De acordo com a Revista Exame, a honraria foi proposição do Conseoul da cidade, uma espécie de Câmara de Vereadores.

Campo – Durante o anúncio da pré-candidatura de Orlando Jorge (PSD) a prefeito de Limoeiro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Enildo Sousa (PSD), disse que vai bater porta a porta pedindo voto para Orlando. Disse ainda que ele poderá contar com o Sindicato.

O povo quer saber – Flávio Nóbrega será mesmo candidato a prefeito de Surubim?