quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Coluna da Quinta | Miguel e a esperança de voltar a governar Bom Jardim


De olho nas eleições municipais do próximo ano, o ex-prefeito do município de Bom Jardim, Miguel Barbosa (PP), tem buscado apoios locais e estaduais para tentar consolidar a futura candidatura a prefeito da Terra do Granito. Em 2018, Miguel disputou o cargo de deputado estadual e conquistou 5.412 votos nas urnas do município, ficando em primeiro lugar na zona eleitoral local. Ele não conseguiu a cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), mas este não seria o “foco” daquela candidatura, pois o ingresso no pleito foi uma questão de sobrevivência política.

Sem ações pontuais, escaldado de uma derrota para prefeito com a máquina nas mãos e sem grupo político integrado, voltar a ter o nome lembrado e comentado durante a última campanha o ajudou a não ser enterrado politicamente de vez. Atualmente, o ex-prefeito tem o aval do presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte, e do presidente da ALEPE, deputado estadual Eriberto Medeiros. E por falar em Eriberto, ontem, o parlamentar articulou e acompanhou Miguel durante encontro com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas.

Nas redes sociais, Barbosa disse que a pauta tratou de assuntos sobre a política de Bom Jardim, bem como a unidade da oposição em torno do que ele chama de “Projeto 2020”. O ex-prefeito também escreveu que o governador deu a garantia de apoio e empenho à pré-candidatura do progressista. Miguel está fazendo o papel dele, ou seja, tentar emplacar o nome e aparecer na “cabeça” numa futura pesquisa. Fácil não será. Ele é o mais ciente disso, mas não é impossível. Por lá, o nome do secretário de Educação, João Francisco, tem destaque igual ou maior ao dele. Se os dois encabeçarem uma majoritária juntos não será surpresa.

Cancelado - O evento que seria realizado em Limoeiro para homenagear o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), programado para hoje, na Câmara de Vereadores, foi cancelado. A homenagem estava sendo organizada pelo prefeito e presidente do PSB Limoeiro, João Luís. Através de ofício encaminhado ao gestor, o senador agradeceu a intenção da homenagem e afirmou que o reconhecimento já está marcado em sua vida pública. Ainda no ofício, Jarbas alegou impossibilidade de comparecer ao ato em decorrência de compromissos agendados no Senado, em Brasília. A assessoria do prefeito disse que uma nova data será marcada.

Caruaru - A cidade receberá, amanhã, ato de filiação do Partido Progressista (PP). O evento está sendo articulado pelo deputado estadual Erick Lessa e acontecerá no Hotel City Premium, a partir das 14h. O nome do delegado tem sido cogitado como possível candidato da legenda ao cargo de prefeito em 2020. Na "Capital do Forró" também devem aportar o deputado federal e presidente do PP em Pernambuco, Eduardo da Fonte, além de deputados estaduais da bancada progressista. Na ocasião, o PP de Caruaru aguarda o ingresso de pré-candidatos a vereador e lideranças políticas.

Rapidinhas

Limoeiro – Em 2020, caso Zé Nilton (PP) dispute o cargo de prefeito ou de vereador terá o apoio irrestrito do ex-deputado Henrique Queiroz (Avante). Mas se Zé encarar uma disputa como vice, Queiroz não teria compromisso político com ele. A informação foi repassada por uma fonte ligada aos dois.

Solidariedade – Dentro da corrente formada para limpeza das praias atingidas pelo óleo, em Limoeiro, o Colombo e a OAB estão arrecadando, nas duas sedes, materiais que serão levados, amanhã, às 12h, ao Litoral: sacos plásticos, água mineral, óleo vegetal, botas e luvas.

O povo quer saber – Até quando os governos Municipais, Estadual e Federal vão “quebrar braço” sobre o vazamento de óleo?