quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Coluna da Quarta | Reforma da Previdência: aprovação e incertezas


De goleada, 60 votos favoráveis e 19 contrários, o texto-base da Reforma da Previdência foi aprovado, ontem, no plenário do Senado Federal. Líder do Governo na Casa Alta, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) disse que a aprovação representa a retomada do crescimento do País e enfatizou o amplo trabalho de esclarecimento feito pela equipe técnica do Ministério da Economia. Por outro lado, o senador oposicionista Humberto Costa (PT-PE) comentou que a Reforma da Previdência pretende implantar uma era que direitos são retirados.

Entre as principais mudanças estão o aumento da idade mínima e da contribuição para quem recebe acima do teto do INSS, a redução das aposentadorias e pensões e novas regras de transição. A oposição apresentou quatro destaques para retirarem alguns pontos da proposta. Dois foram rejeitados: um que manteria as regras de transição das duas últimas reformas e outro que permitiria incluir um adicional de até 40% no tempo de serviço para quem trabalha em atividades insalubres ou perigosas. O terceiro destaque exclui o fim da aposentadoria especial.

Diante dos questionamentos de alguns parlamentares sobre o benefício, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), preferiu concluir a votação nesta quarta-feira, 23. Segundo ele, há dúvidas sobre o fim total das aposentadorias especiais, sobre o impacto em caso de derrota do governo e sobre a volta da proposta para a Câmara por mudança de mérito. Ele solicitou um estudo da consultoria para embasar os senadores. Após a aprovação, a Reforma da Previdência deverá ser promulgada no mês de novembro deste ano. Apesar dos diversos argumentos, tudo ainda é incerteza na cabeça do trabalhador brasileiro. Resta-nos aguardar os efeitos positivos ou negativos.

Recursos - Durante cumprimento de agenda em Brasília, o deputado federal André de Paula (PSD) recebeu, ontem, em seu gabinete, a prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD). Em suas redes sociais, a gestora municipal enalteceu a parceria firmada com o parlamentar. Sebastiana disse que André tem contemplado o município com emendas em diversas áreas e que, brevemente, anunciará mais ações. Nas Eleições 2018, o deputado foi majoritário na Cidade Feliz e tem sido constante no dia a dia do município.

Progressista - Dentro do plano de candidaturas próprias a prefeito em dezenas de municípios pernambucanos, o PP assegurou que o partido estará à disposição do odontólogo Edézio Ferreira para futura disputa no município de Bom Conselho. A confirmação da pré-candidatura contou com o aval dos deputados Eduardo da Fonte (federal) e Claudiano Filho (estadual). Durante encontro com representantes da legenda, Edézio soltou a voz em tom de “candidatura”, ao falar em buscar melhorias para Saúde e Educação.

Rapidinhas

Bombardeado - A aparição do deputado federal João Campos (PSB) no litoral pernambucano ladeado pelo fotógrafo dele surtiu efeito negativo nas redes sociais. Nos muitos comentários, os internautas dizem que ele procurou "mídia". Detalhe: ele estava com o tênis limpo, área aparentemente sem manchas e apenas uma mão na luva.

Homenagem - O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) será homenageado no município de Limoeiro. O evento é uma promoção do prefeito João Luís (PSB) e acontecerá nesta quinta (24), às 19h30, na Câmara de Vereadores. No ato, também haverá filiação ao MDB.

O povo quer saber - Durante homenagem, o que Jarbas poderá anunciar de melhorias para Limoeiro?