terça-feira, 3 de setembro de 2019

Coluna da Terça | Betinho abre mão e Elias Gomes volta ao cenário


O ex-deputado federal Betinho Gomes (PSDB) anunciou que desistiu de disputar a cadeira de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, nas eleições do próximo ano. Através de nota, o tucano disse que tomou a decisão após ouvir familiares, amigos e correligionários. Mesmo com a mudança de planos, a retirada da pré-candidatura não significa afastamento da política.

Betinho deixou claro que seguirá nos bastidores e lutará pela unificação dos grupos de oposição. Inclusive, a desistência refletirá na retomada do nome do pai dele ao cenário de postulantes. Ex-prefeito do Cabo e de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB) ainda não definiu qual destino político tomará em 2020. Fontes tucanas asseguram que Gomes não descarta nenhuma possibilidade, apesar de não aparecer tão forte como em décadas passadas.

Segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) da microrregião de Suape e a quarta maior economia do Estado, Cabo vive um momento político conturbado. A cidade é administrada pelo vice Keko do Armazém (PDT), tendo em vista o afastamento de Lula Cabral (PSB), acusado pelo Ministério Público Federal de ter supostamente ordenado transferência indevida de mais de R$ 90 milhões do CaboPrev.

Buenos Aires – Perto de completar 80 anos, o ex-prefeito por cinco mandatos, Gislan Almeida (PSDB), reafirmou que pretende disputar o cargo de executivo em 2020. Ele disse ao repórter Josildo Santos (Naza FM) que a candidatura é concreta, mas ponderou ao dizer que não vive pensando na eleição. Já o atual prefeito Fabinho Queiroz (PR) segue organizando a pré-candidatura a reeleição.

Limoeiro 1 – O ex-prefeito Thiago (PTB) está organizando um relatório para apresentar, possivelmente, neste segundo semestre. Ele reunirá a imprensa para mostrar o que fez em 2 anos e 8 meses de gestão. Uma fonte revelou que será feito um comparativo com a gestão do tio João Luís (PSB). Desde dezembro de 2016 sem conceder entrevista, o petebista promete quebrar o silêncio com números.

Limoeiro 2 – O prefeito João Luís (PSB) tem deixado bem claro em seus pronunciamentos que tentará a reeleição. Rompido politicamente com o vice Marcelo Motta (PSB), a segunda vaga na futura chapa majoritária da situação segue aberta. Nos bastidores, alguns nomes começaram a ser colocados, entre eles o do presidente da CDL e secretário executivo de Indústria e Comércio, Nilo Queiroz (sem partido).  

Rapidinhas

Investimentos – A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), ouviu do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) que o município receberá quase R$ 9 milhões para a construção de 3 escolas e 1 quadra.

Sem definição – Em Santa Maria do Cambucá, o prefeito Robervan (PSB) ainda não definiu quem indicará para tentar a sucessão. Pela oposição, o vice Mário Filho (PSDB) aparece, mas depende do aval da família Tunino.

O povo quer saber - O vice-presidente, General Mourão (PRTB), ficará aliado a Bolsonaro até o fim do mandato?