terça-feira, 3 de setembro de 2019

Coluna da Quarta | Caruaru, festival de pré-candidatos velhos conhecidos


Entre as principais cidades pernambucanas, Caruaru apresenta um dos cenários políticos mais indefinidos. E de olho na cadeira de chefe do executivo, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) colocou a Capital do Forró como uma das prioridades para as eleições 2020. A família Gomes tem articulado e ocupado espaços nos bastidores da política local com o aval do Palácio do Campo das Princesas.

O ex-vice-prefeito Jorge Gomes (PSB) tem capitaneado alguns encontros políticos na cidade. Um deles foi com o ex-prefeito e deputado estadual José Queiroz (PDT). Fontes palacianas não negam que socialistas e pedetistas podem alinhar uma dobradinha, claro, o PSB indicando a cabeça da chapa. A ex-deputada Laura Gomes também tem tido voz ativa nos corredores do Governo do Estado. Ainda na corrida pelo comando de Caruaru surgem os nomes dos deputados estaduais Tony Gel (MDB), José Queiroz (PDT) e delegado Lessa (PP). Por enquanto, nada de nome novo na política caruaruense, apenas, os velhos conhecidos.

Pré-candidata a reeleição, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) tem focado um discurso mais administrativo, e quando indagada sobre o governador Paulo Câmara (PSB), diz que o gestor não tem dado a atenção que a cidade merece, por ter na prefeitura uma adversária política. Ontem, Paulo e Raquel estiveram juntos no Palácio do Campo das Princesas para uma agenda administrativa. O governador sinalizou que buscará atender aos pleitos da cidade, deixando um clima amistoso no ar.

Integrando – O olhar que o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) tem tido para o interior do Estado com projeções de candidaturas próprias a prefeito, também ocorre com cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). Jaboatão dos Guararapes entrou na mira do PP e os nomes dos deputados estaduais Cleiton Collins e Joel da Harpa são bem cotados. Segundo colocado nas últimas eleições municipais, o ex-vereador Neco também é lembrado.

Olinda – O prefeito Lupércio (SDD) segue governando e articulando a pré-candidatura. Sem gerar grandes polêmicas, o professor tem a garantia da sigla para disputar outra vez o comando da cidade. Recentemente, o presidente estadual do SDD, deputado federal Augusto Coutinho, citou o nome de “Lupa” como referência de fidelidade ao partido. Corre a boca miúda que Olinda conta com mais de 10 pré-candidatos. Depois afunila!

No alto da serra – Agora no PSB, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero Ivanildo, já respira o clima de pré-campanha. Com o apoio do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o gestor deverá reivindicar a influência do governador Paulo Câmara (PSB) para reforçar a campanha. Pela oposição, o ex-prefeito Jânio Arruda (PSD) aparece como principal líder, apesar de que outros nomes surgem na pesquisa popular.

Rapidinhas

Neutralidade – O destino político do presidente da Câmara de Limoeiro, Juarez (DEM), segue indefinido. Ele mantém contato com todas as vias, mas não abre a boca para declarar nada. 

Mata Norte – Um morador, através de vídeo nas redes sociais, cobrou o início da obra da UFPE Campus Goiana. Sem precisar bloquear o trânsito, ele lembrou as promessas políticas de um ano atrás de forma bem humorada. Viralizou!

O povo quer saber – Quem ficará no comando do PSL Limoeiro?