segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Coluna da Segunda | Machados caminha para 3 candidaturas majoritárias


A disputa pela cadeira de prefeito de Machados caminha para 3 candidaturas. Nas eleições de 2016 o município registrou o mesmo número, porém, polarizou entre o reeleito prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e o ex-prefeito Cido Plácido (PTB). Para 2020, o nome do pré-candidato e ex-vereador João Morais (PR) aparece de forma mais acentuada, o que pode deixar a concorrência mais acirrada.

Pela situação, o vice-prefeito Juarez da Banana (PSB) é o nome (extra-oficial) indicado para buscar a sucessão. O comerciante precisará ter melhor intimidade com o microfone e treinar a oratória para encarar os debates. Entretanto, será o candidato da “máquina” e do Governo do Estado. O fato, por natureza, poderá lhe render consideráveis votos de comissionados e seus familiares, sendo um diferencial na hora “h”.

Cido vem pelo campo das oposições e deverá apresentar um nome leve e de credibilidade para compor uma futura chapa majoritária. No discurso, notadamente fará uma prestação de contas das suas duas gestões, principalmente, nas ações voltadas às famílias mais carentes de Machados. Com dois vereadores de mandato no grupo, o ex-prefeito afirmou que acredita numa unidade com o grupo de João Morais.

João, que também conta com dois vereadores no grupo, vem garimpando apoios e tem focado a afirmativa da “nova opção”. Recentemente, recebeu o sinal verde do deputado estadual Antônio Morais (PP) e mostrou que não está para brincadeira. Paralelamente, também tem mantido contato com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), grupo que deverá dar sustentação ao projeto de Morais. Inclusive, o irmão dele, Artur Morais, é cotado para assumir o MDB local.

Passira – A prefeita Renya Carla (PP) reinaugura amanhã, às 17h, a Academia da Saúde do Alto Santa Inês. No mesmo ato, a progressista também inaugura o Núcleo Especializado em Saúde LGBT e entrega a nova ambulância do SAMU, enviada pelo Ministério da Saúde. Renya tem mantido constantes contatos com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e deverá seguir no mesmo partido em 2020.

Lagoa do Carro – O empresário e pré-candidato Gleibinho Amorim deverá seguir para o DEM. Ele tem estado cada vez mais próximo do deputado Gustavo Gouveia (DEM). Recentemente, ao reunir amigos e políticos na Terra do Tapete, ele disse a este colunista que mantém bom relacionamento com todos do campo das oposições, mas sua pré-candidatura será a verdadeira “renovação”, sendo assim, não há planos para estar no palanque dos mesmos de sempre.

Limoeiro – O prefeito João Luís (PSB) conta com 11 vereadores na base. Teoricamente, todos vão tentar a reeleição. Também há nomes da gestão como pré-candidatos, a exemplo do secretário de Agricultura, Luís do Matadouro, do secretário de Justiça, Neto Siqueira, da secretária de Desenvolvimento Social, Cristiane Barbosa, e do secretário de Obras Urbanas, Rodrigo de Duda. Todos ficariam no mesmo palanque? Acredito que alguém pula.

Rapidinhas

De olho – Fonte ligada ao MDB disse que Fernando Bezerra Coelho (MDB) pretende contar com o vice-prefeito de Limoeiro, Marcelo Motta (PSB), no projeto macro. Consolidando, Marcelo ganha mais fôlego.

Deu certo - O poder público é o maior comprador de bens e serviços no país. Entre 2015 e 2018, a União aumentou 9,1% as suas compras – um investimento que chega a R$ 47 bi. As cooperativas têm importante participação.

O povo quer saber – Diogo Prado (PSC) aceitaria ser o candidato a vice de Joaquim Lapa  (PTB) em Carpina?