quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Coluna da Quarta | Naufrágio para o aquecimento do turismo em PE


O naufrágio do desenvolvimento. De imediato parece contraditório, mas o objetivo é afundar embarcações para aquecer o segmento turístico no Litoral Sul de Pernambuco. E os primeiros passos foram dados pelo prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB). Acompanhado do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), o gestor participou do naufrágio dos navios Riobaldo e Natureza, na costa do município.

A operação faz parte de um programa do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), que pretende investir em mergulhos de contemplação por todo o litoral brasileiro. A ideia é, além de fortalecer cada vez mais o turismo, gerar renda e emprego para a população local. De acordo com a Agência Brasil, a ação integra o Programa Nacional de Revitalização do Ecoturismo Náutico proposto pela EMBRATUR com foco no turismo.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais para comentar o assunto e disse que o afundamento vai promover o turismo de mergulho e o abrigo de peixes. De acordo com o diretor de Marketing e Relações Públicas da EMBRATUR, Osvaldo Matos de Melo Júnior, a ideia é reformular políticas públicas que aliem desenvolvimento e sustentabilidade para alavancar o turismo brasileiro. Agora é esperar juntar peixe e gente. 

Voltando – O vereador Tota Barreto (PSB) retornou, ontem, às sessões da Câmara de Carpina. Na tribuna, o socialista pediu vista de projetos e falou sobre política. Tota adiantou que retornará a Lagoa do Carro para disputar a prefeitura em 2020. O vereador foi otimista nas palavras e profetizou: “Vou voltar para minha terra e vou ser prefeito”. Mas ele também pensa em manter o DNA no Legislativo carpinense. Tota afirmou que a filha, Eduarda Barreto, disputará uma cadeira de vereadora no próximo ano.

Na ativa – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) voltou, ontem, para Câmara dos Deputados. O socialista esteve afastado das atividades em decorrência de uma licença médica. E retornou cumprindo pautas em reuniões. Cabral também participou de encontros políticos, recebeu prefeitos e atualizou informações com colegas deputados. Em sua fala, Danilo disse que volta “mais engajado” para debater projetos e viabilizar ações, principalmente, para os pernambucanos. Hoje, o deputado participa de encontro da PEC do FUNDEB.

Destaque – As secretarias de Assistência Social de Passira e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de João Alfredo estão em clima de comemoração. As duas pastas alcançaram boas colocações na avaliação do monitoramento do Índice de Desenvolvimento dos CRAS de Pernambuco. A Terra do Bordado Manual obteve a segunda melhor nota do Estado, enquanto a Cidade Feliz ficou com a sexta colocação. Foram avaliados 4 quesitos: Serviços, Benefícios, Recursos Humanos e Espaço Físico do CRAS.

Rapidinhas

Limoeiro – Apesar da aproximação do deputado federal Fernando Monteiro (PP) com o prefeito João Luís (PSB), o comando do partido deverá ficar com o pré-candidato Zé Nilton (PP). O projeto de Zé tem o peso da opção do presidente estadual da sigla, deputado federal Eduardo da Fonte.

Avanço – O projeto social do Centro Universitário Brasileiro (Unibra), que conta com o Retrô FC Brasil, tem olhos para futura instalação em Paudalho. O investimento milionário em uma estrutura esportiva poderá alavancar o desenvolvimento da cidade. O prefeito Marcelo Gouveia (PSD) está otimista.

O povo quer saber – Passira contará mesmo com 4 candidatos a prefeito em 2020?