quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Coluna da Quarta | Destino de Zé de Nena e família seria divisor de águas?


Assim como ocorreu nas eleições de 2016, o destino político da família "Rêgo Barbosa" pode fazer a diferença no resultado das eleições municipais do próximo ano? A pergunta sempre é colocada nas reuniões políticas. Apesar de mais dedicado aos negócios, o ex-vereador Zé de Nena afirmou ao colunista que segue com o projeto de pré-candidatura a vereador. Ele revelou que está com a carta solicitando desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) pronta para ser protocolada.

Com a decisão, Zé encerra, oficialmente, ciclo e laços com o grupo do prefeito João Luís (PSB). De fato, o rompimento ocorreu há um tempão. Agora, será de direito. E pelo andar da carruagem, a possibilidade de voltar ao grupo da situação não passa pela cabeça dele. O ex-vereador disse que ainda não decidiu para qual partido seguirá, mas adiantou: “Não quero entrar em um partido que amanhã possa estar na base”.

Mesmo sendo primeiro suplente de vereador pela sigla socialista, ele disse que ficará sem partido por um tempo e, no mês de abril, decidirá qual ficha de filiação assinará. Zé de Nena tem conversado com todos os grupos que formam as oposições na Princesa do Capibaribe, mas nada de bater martelo e virar a ponta. Mesmo se colocando pré-candidato a vereador, o nome dele é lembrado para compor uma possível futura chapa como vice. É aguardar os rumos e as decisões.

Segurança – Três leis de autoria da deputada Gleide Ângelo (PSB) foram sancionadas ontem. Uma delas reserva 5% das vagas dos conjuntos habitacionais construídos com recursos públicos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Outra determina que as instituições de segurança sejam notificadas pelos serviços de saúde da existência de registros de atendimento de mulheres, idosos e crianças vítimas de violência. A terceira autoriza que o Estado utilize os veículos apreendidos em decorrência de ilícitos até que eles sejam disponibilizados pela justiça para leilão.

Oportunidade – O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia, amanhã, o processo seletivo para estágio de nível superior para unidades do Recife. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do site da entidade até 06/10. O estudante deverá ter, no mínimo, 16 anos e estar regularmente matriculado em instituições conveniadas ou cadastradas no programa de estágio do TRE. A duração mínima é de 6 meses, podendo se estender até 2 anos. A bolsa mensal é no valor de R$ 910.

Festival – A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD), lançará, hoje, a programação do Festival da Cultura. O evento acontecerá entre os dias 9 e 13 de outubro e promete reunir a força da cultura popular e grandes nomes da música nacional. Ao mesmo tempo, a Cidade Feliz também vivenciará Feira de Artesanato, Semana Literária e Emancipação Política. Como em 2020 a data coincide com o período eleitoral, provavelmente não acontecerá a festa. Sebastiana está no segundo mandato consecutivo e, por isso, fica a pergunta: Seria o festival da despedida da vida política?

Rapidinhas

Paudalho – O Tribunal de Contas julgou ilegal mais de mil contratações temporárias realizadas pela prefeitura. A gestão não apresentou fundamentação para as contratações, afrontou a lei que proíbe de maneira expressa a contratação temporária de agentes comunitários e de endemias. O TCE pediu estudo para concurso público.

Limoeiro – O vereador Robertinho Galvão (PSD) confirmou que realizará a Copa da Juventude 2019. A competição foi fundamental para massificar o nome de Thiago Cavalcanti (PTB) enquanto candidato a vereador em 2008. Galvão, que buscará a reeleição, poderá aproveitar a vitrine.

O povo quer saber – O lado da oposição terá quantos candidatos a prefeito do Recife?