quarta-feira, 5 de junho de 2019

Feriados que caírem terça ou sexta podem passar para segunda


Quando um feriado nacional cai em um dia no meio da semana, muitos comerciantes têm prejuízo. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo estima que o setor deixe de arrecadar 7,6 bilhões de reais por causa dos feriados de 2019. Uma proposta aprovada pela comissão de Educação do Senado adianta para segunda-feira os feriados que caírem entre terça e sexta.

A mudança pode trazer benefícios para vários setores da economia. “Um desejo muito grande principalmente das atividades produtivas para que a gente possa unificar os feriados pra facilitar a produção, a atividade econômica, pra facilitar o comércio, pra facilitar o turismo inclusive, para que as famílias possam se programar, para nesse caso, o feriado antecipado para segunda-feira, poderia usufruir do sábado, do domingo e da segunda-feira. Então é um projeto de ganha-ganha. Todo mundo ganha”, explicou o autor da proposta, senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina

Alguns feriados nacionais não são atingidos pelo projeto como: Primeiro de Janeiro, Carnaval, Sexta-feira Santa, primeiro de maio, Corpus Christi, sete de setembro, doze de outubro e o Natal, vinte e cinco de dezembro. Também não haverá alterações para feriados que caírem nos sábados ou domingos. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados. (Com informações da Rádio Senado, Rodrigo Resende)